As incríveis pontes naturais de Meghalaya

pontes naturais de Meghalaya

Já imaginou que ao invés de construir pontes, as pessoas poderiam cultivá-las? Isso é o que acontece em Meghalaya, na Índia. O estado com um dos climas mais úmidos do mundo, é conhecido pelos seus rios com córregos de fluxo rápido, e pela força das chuvas que destroem facilmente as pontes convencionais. Como eles solucionaram esse problema? Contamos aqui neste post!

Os habitantes locais, das tribos khasi, desenvolveram uma solução sustentável à prova de água: uma rede de pontes de madeira e escadarias feitas através da Ficus Elastica, conhecida também pelo nome árvore-da-borracha. Essa espécie de figueira que cresce até 15 metros por ano em torno dos rios, tem raízes fortes que com o passar do tempo formam pontes vivas. Essas pontes naturais podem suportar mais de 3 toneladas! Incrível, não é mesmo?

Para fazer essa “construção verde”, os khasi sustentam as raízes com uma estrutura de troncos ocos da árvore de bétel, tecendo-as e reforçando-as até a árvore crescer e formar uma ponte. E além disso, os moradores tem a tradição de que cada pessoa que atravessa a ponte deve dar mais um nó, ou corrigir a direção das novas raízes.

Engana-se quem pensa que as pontes são construídas em pouco tempo. Para formar uma ponte grande e sólida, o processo pode levar de 10 a 15 anos. Isso mostra que essa obra de arte é toda desenvolvida pensando no futuro e levada de geração a geração. O mais incrível disso tudo é que algumas pontes duram mais de 500 anos!

O que você achou dessa ideia? Comente aqui embaixo se você conhece alguma outra que seja praticada na sua região :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *