Windowfarms: uma horta na sua janela

Windowfarms uma horta na sua janela

Se você ainda acredita que o cultivo de horta só pode ser feito em grandes jardins está na hora de você começar a repensar, principalmente depois que você conhecer o projeto Windowfarms. Já imaginou ter uma horta na sua janela? E através dela colher vários alimentos frescos e saudáveis para suas refeições? Essa é a ideia do movimento que começou em apartamentos nos Estados Unidos, e já se espalhou por vários países. Quem sabe você não aplica no seu edifício também?

A ideia do projeto partiu da norte-americana Britta Riley, que vivia nos Texas e, depois de se mudar para um apartamento em Nova York, sentiu vontade de cultivar seus próprios alimentos. Em 2009, junto com amigos, desenvolveu um sistema para cultivar plantas em garrafas de plástico usadas. O movimento, que foi crescendo e ganhando mais seguidores, consiste na ideia de que cada pessoa pode cultivar seu alimento na janela de sua casa ou do escritório, através de jardins verticais e hidropônicos.

Fácil e simples de copiar (vários materiais recicláveis podem ser usados), o Windowfarms funciona assim: com a ajuda de uma bomba de ar, localizada na base do sistema, na qual a água enriquecida com nutrientes é levada até os vasos superiores. O líquido escorre, irrigando os demais, e, então, cai no recipiente onde está conectada a bomba, recomeçando o ciclo de irrigação. Simples, não é mesmo?

Para quem se interessou, o projeto conta com milhares de participantes no mundo todo, que colaboram através do site: www.windowfarms.org. Nessa plataforma, os usuários compartilham e experimentam várias alternativas, agregando inovações para melhorar as técnicas de plantio vertical em pequenos espaços. Que tal participar e descobrir mais sobre como produzir seus próprios alimentos que vão chegar mais frescos e nutritivos na sua mesa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *