Como fazer um jardim à prova de cães?

jardim cachorro

Você é apaixonado pelo seu bichinho de estimação mas ao mesmo tempo preza pelo bom estado/sobrevivência do seu jardim? Temos uma boa notícia! Com alguns cuidados, você pode fazer com que tudo conviva em harmonia. Preparamos algumas dicas.

ESCOLHA DAS PLANTAS:

O ideal é optar por plantas mais resistentes, que tenham caules e folhas firmes. Sugestões: fênix, ráfis e cica (palmeiras), pleomele e buxinho (arbustos), tumbérgia (trepadeira).

Existem no mercado alguns sprays que são usados para afastar os cães de alguns canteiros e plantas. Converse com o veterinário dos seus bichinhos se o produto é indicado, e qual a melhor marca.

Se o seu cão morde as plantas, que tal delimitar um espaço para ele fazer isso? Plante sementes de painço, milho, ervilhas, alpiste… Essas plantas não fazem mal para a maioria dos bichinhos (mas é sempre bom consultar um profissional antes de deixar qualquer coisa ao alcance da boca dos bichos, certo?).

O GRAMADO:

Se o seu cachorro faz xixi no gramado, aceite que ele pode vir a ficar feio em algumas partes, já que a urina dos animais é ácida e queima a grama. Uma solução é treinar o cão a fazer suas necessidades em um local específico – e vale trocar a forração por pedrinhas ou cascas de árvore.

BURACOS:

Seu cachorro faz buracos no quintal? Mais uma vez, é necessário ensinar ao animal que existem lugares especiais para cada coisa. Para cães brincalhões, uma boa alternativa é delimitar um espaço ou caixa de areia. Esconda ossinhos e pequenos brinquedos no local, para estimular o interesse do bichinho. Quando ele cavar nessa área especial, dê uma recompensa.

PERIGOS:

Cuidado com a vegetação que pode machucar os pets. Plantas pontiagudas e tóxicas devem ser evitadas – Coroa-de-cristo, espada-de-são-jorge e roseira (pontiagudas), azaleia, hortênsia, alamanda, mamona, bico-de-papagaio, samambaia, copo-de-leite, comigo-ninguém-pode, espirradeira, costela-de-adão, macadâmia e lírio (plantas que provocam alergia e podem levar à morte se ingeridas em grande quantidade).

Você tem cachorro em casa? Ela já fez alguma baguncinha no seu jardim? Conte nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *