Previna-se! Dicas para manter longe o mosquito da dengue

Pulverizador

De acordo com o Ministério da Saúde, no período de dezembro a maio os cuidados para combater a dengue devem ser reforçados. Nessas épocas a combinação de calor e umidade tende a ser maior, e as altas temperaturas trazem consigo a possibilidade da proliferação do mosquito. Confira as dicas que separamos e mantenha esse vilão bem longe da sua casa e da sua família!

O MOSQUITO

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.

PREVENÇÃO

– água parada nem pensar! Preste atenção na caixa d’água, que deve ficar sempre fechada com tampa adequada. Não deixe água acumular na laje ou na calha da casa!

 – se você tem pneus velhos parados a céu aberto, entregue-os ao serviço de limpeza urbana ou deixe-os guardados, secos, em um lugar onde não peguem chuva.

 – tonéis, barris e lixeiras devem ficar bem cobertos. Coloque o lixo em sacos plásticos e coloque na lixeira. Não jogue lixo em terrenos baldios.

 – se você for a um lugar que costuma ter muitos mosquitos, ou acampar, por exemplo, proteja-se com o uso de repelentes.

 – você tem muitas plantas no jardim? Coloque areia nos vasinhos! Ela conserva a umidade e evita que o prato se torne um criadouro de mosquitos.

 Conte conosco! Nós temos a ferramenta certa contra esse inimigo: pulverizadores STIHL! Práticos e econômicos, eliminam focos do mosquito até mesmo em lugares de difícil acesso. Conheça os modelos clicando aqui.

 IMPORTANTE

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça. – informações do site dengue.org

 Quais os cuidados que você tem na sua casa? Conte nos comentários! Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *