Turismo rural no verão

turismo rural

Muitas pessoas caracterizam o verão como um tempo de ir para o litoral e aproveitar a praia. Porém, se você estiver procurando por algo mais calmo e em contato direto com a natureza, o turismo rural pode ser a sua melhor opção!

O Ministério do Turismo Brasileiro define turismo rural como “conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. As atividades desenvolvidas nesse meio são ótimas para as crianças, pois fazem uma imersão que muitas delas não podem ter vivendo nos centros urbanos, como colher frutas diretamente da árvore ou tirar leite de vacas.

No Brasil, o turismo rural é mais comum nas fazendas centenárias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, deixando os visitantes aproveitarem toda a parte cultural e histórica dos locais. Passeios a cavalo no Pantanal também são muito famosos. Você pode se aventurar nessas férias desde o sul até o norte do país! Confira alguns locais legais em diferentes regiões:

– Aventuras na Serra do Seridó (Rio Grande do Norte): quer curtir um pouco de adrenalina? Esse roteiro conta com escalada, rapel, cicloturismo e muito mais. O viajantes ainda podem conhecer o Castelo di Bivar.

– Aparados da Serra (Rio Grande do Sul e Santa Catarina): conheça os cânions brasileiros no sul do país. Os locais são na serra, o que garantem uma temperatura mais amena, mas sem perder a diversão: trilhas, rafting, cicloturismo…

– Roteiro dos Bandeirantes (São Paulo): turismo rural em São Paulo? Isso mesmo! Museus, fazendas e trilhas feitas pelos antigos bandeirantes. A rota conta com todo o desenvolvimento histórico de São Paulo, plantações e cultivo de cana de açúcar e gastronomia local.

– Acaraju/ Xingó (Sergipe): aqui está o roteiro perfeito para quem quer aventura. As trilhas ecológicas passam pela caatinga, manguezais, serras, cavernas e muitos outros lugares incríveis do nordeste do país.

Já escolheu para onde você vai? Conte para a gente nos comentários!

2 thoughts on “Turismo rural no verão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *