Como economizar água na agricultura

economizar água agricultura

O período de secas atingiu o Brasil inteiro, sendo mais forte na região sudeste. Todos os esforços para economizar água são importantes – e mesmo na agricultura essa tarefa pode ser feita de diversas maneiras. Neste post falaremos sobre maneiras de economizar água sem que a plantação seja afetada.

A maneira mais comum e eficaz para economizar água na agricultura é através da irrigação por gotejamento. Essa técnica já é de comum uso para uma grande parcela dos agricultores pois, além de evitar o desperdício de água, mantém as plantas sempre hidratadas. Dados levantados pelo Canal Rural indicam que esse tipo de irrigação economiza 50% mais comparado com a técnica tradicional, a feita com irrigadores comuns, também conhecida como aspersão.

As cisternas também são uma maneira de economizar água na agricultura. Esses mecanismos fazem o armazenamento da água durante o período de chuvas, e conseguem conter quantidades de água para o ano inteiro. Muito usadas no nordeste, as cisternas têm a função central de trocar o uso da água potável pela reaproveitada da chuva, que não pode ser bebida mas é ótima para as lavouras.

Uma das maneiras para economizar água na agricultura não tem nem relação direta com o ato de molhar as plantas e sim com o cuidado do solo. Evitar a erosão das áreas plantadas é uma ótima saída. Quando esse fenômeno natural ataca uma área, as plantas que estão nela não conseguem absorver o necessário para a sua hidratação através da irrigação básica, sempre precisando de mais. Lembre-se: uma terra bem tratada consegue melhores resultados com menor uso de recursos.

Outra maneira de economizar é fazer uso das telas de proteção. Principalmente durante o verão, quando a exposição ao sol é mais longa e, consequentemente, mais forte, as plantas podem acabar ressecadas e até queimadas. As telas protegem a lavoura e controlam a entrada direta de radiação, deixando o solo úmido e as plantas hidratadas por mais tempo. O único problema é que o uso de telas só é aconselhado em plantações pequenas e médias.

Como você está cuidando da sua plantação? Conte nos comentários!

4 thoughts on “Como economizar água na agricultura

  1. Essa técnica de gotejamento pode ser utlizada em plantas com maior concentração de raiz, como por exemplo mudas de grama? não terei problemas com falta de oxigênio?

    Parabéns pelo artigo, desde já agradeço.

    Robert Pardim

    1. Olá Roberto Pardim!

      Pode ser usada sim! Mas é preciso ter alguns cuidados e escolher as opções das técnicas de irrigação localizada, mais adequada ao seu local de instalação (tipo de terreno, planta, tamanho da plantação ou área plantada, condições climática entre outros aspectos). Existem vários tipos de Irrigação localizada, dentre elas escolhi duas para a sua demanda. Assim poderá pesquisar mais ou procurar locais onde vendem para utilizar em sua propriedade.
      Sistema de Irrigação por Gotejamento Sub-superficial (IGS), é quando a aplicação de água é realizada por um emissor que está enterrado e localizado na zona radicular. A maior desvantagem é a impossibilidade de verificar visualmente o funcionamento dos emissores, entretanto a duração do sistema é muito maior por não sofrer ação do sol demorando mais para danifica-lo.

      Outro sistema e mais recomendável para gramados é o Sistema de Irrigação por Fita Geotêxtil Exudante (SIFGE), nesse sistema de irrigação por gotejamento, a água percorre uma tubulação de poliéster impregnada com uma resina porosa, sendo que essa água é exudada (transpirada) ao longo da tubulação, permitindo assim uma distribuição linear. Esses sistemas são os mais indicados para gramados e dificilmente terá problemas com oxigenação.
      Esperamos ter ajudado!

  2. Primeira visita no blog e este post pra mim por si só já justificou sua QUALIDADE. Parabéns aos administradores, escritores e toda a galera do blog que trabalha para produzir conteúdo excelente como este!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *