5 livros ambientados no campo

O bucolismo sempre encantou os escritores brasileiros. Há muito tempo atrás já se falava sobre as belezas incomparáveis dessa terra e de como as paisagens encantavam todos que as viam. Diversos autores escreveram suas obras ambientando-as no campo e as floreando com detalhes que apenas são conhecidos pelos nativos. Separamos 5 livros ambientados no campo para os apaixonados poderem ler. Confira!

05

1) Grande Sertão: veredas

No ano de 1952, o autor, Guimarães Rosa, realizou uma viagem de 240 quilômetros pelos sertões do Brasil. A imersão de dez dias ao lado de uma boiada ajudou a inspirar a obra Grande sertão: veredas. Publicado em 1956, o livro é classificado como um dos mais importantes da literatura brasileira. A narrativa conta a história de vida de Riobaldo, ex-jagunço que relembra suas lutas, medos e o amor reprimido por Diadorim.

05b

2) São Bernardo

Obra publicada por Graciliano Ramos em 1934, o livro é narrado em primeira pessoa por Paulo Honório, fazendeiro e personagem principal. Em mais de 250 páginas, Paulo conta ao leitor sobre sua vida, trajetória e as decisões que tomou até tornar-se fazendeiro.

05c

3) Vidas secas

Outro sucesso de Graciliano, Vidas secas foi publicado em 1938. O clássico narra a miserável vida de uma família de imigrantes e sua cachorra, Baleia, que são forçados a mudarem-se por causa da falta de água. A escrita chama atenção por ser descritiva e, ao mesmo tempo, não fazer uso de muito adjetivos. Essa obra também já foi transformada em filme e série de televisão

05d

4) O gaúcho

Ao contrário do esperado, o autor, José de Alencar, nascido em 1829, era cearense. Ele foi um dos autores que mais se debruçou na tentativa de registrar as regiões do Brasil em suas obras. “O gaúcho” foi publicado m 1970 e explorou o Sul do Brasil, dando ênfase aos Pampas, suas paisagens e as pessoas que são naturais dessa região.

 compadecida

5) Auto da compadecida

Talvez essa seja a obra mais conhecida dessa lista, tendo sido aclamada tanto no cinema quanto na televisão. A peça teatral de Ariano Suassuna se passa no Nordeste brasileiro e conta as aventuras da dupla João Grilo e Chicó. Ela tem uma característica mais cômica do que os demais livros, porém, não fica atrás no quesito descrição de espaço e vida bucólica, explicando exatamente como as paisagens do sertão são.

Já leu algum dos livros ou assistiu aos filmes? Qual é o melhor? Conte para a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *