Pisos para áreas externas

tipos de piso

Na construção ou reforma, a escolha do piso é sempre um detalhe importante, ainda mais se for para áreas externas que exigem mais cuidados. Como o espaço fica mais exposto, é ideal que o revestimento seja antiderrapante e fácil de limpar. Para evitar arrependimentos e até mesmo acidentes, é fundamental que você conheça bem os modelos indicados para cada caso antes de decidir.

Ao redor da piscina, as placas cimentícias que possuem baixa retenção de calor são as mais adequadas, já que geralmente as pessoas andam descalças nestas áreas. Neste caso, é importante saber que este tipo de piso exige uma manutenção com aplicação de resina protetora anualmente.

Outro espaço que também pode utilizar o piso cimentício são as garagens abertas, pois locais assim necessitam de revestimentos resistentes para suportar o peso dos veículos, e principalmente a frequente entrada e saída.

Para fazer aquele churrasco no final de semana de forma tranquila, é recomendado investir em modelos impermeáveis, que não absorvem sujeiras e gordura, para evitar o risco do piso ficar com manchas. E se você tiver uma varanda, o ladrilho hidráulico que é muito usado também em garagens e calçadas, é ideal, pois não precisa da aplicação da resina protetora. Há ainda a possibilidade da cerâmica rústica, que também é muito indicada para este tipo de espaço.

Pra quem é leigo na área, temos duas dicas bem importantes: atente ao PEI (Porcelain Enamel Institute), índice que revela a resistência do material ao desgaste. O PEI vai de 0 a 5 e você pode clicar aqui para conferir mais sobre cada classificação.

A outra dica que vale para todos os tipos de cerâmica é o CA (coeficiente de atrito), que mostra a resistência à derrapagem, e varia de 0 a 1. Aqui é importante que o piso tenha pelo menos 0,4 de CA. Com essas informações em mãos, a sua escolha vai ser mais fácil e segura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *