Iluminação em áreas externas

Iluminação-em-areas-externas

Quando a noite cai, seu jardim não precisa ficar apagado e sem vida. Existem vários tipos de iluminação que podem transformar e valorizar ainda mais sua área externa. Pra lhe ajudar a planejar a iluminação do seu espaço preparamos algumas dicas.

A iluminação pode ser usada em todo o ambiente, para um fim específico ou ainda com o propósito de realçar alguma planta ou objeto de decoração. Contudo, é importante planejar o posicionamento e a proteção das luzes para evitar clarões.

Os aparelhos mais usados de iluminação em áreas externas são arandelas, postes, refletores, luminária espeto ou tartaruga, tochas e balizadores. Pra definir qual é o mais apropriado, você precisa levar em conta alguns detalhes antes. Confira:

Lâmpadas: a tecnologia LED é a opção mais econômica, de baixo aquecimento e longa duração. Uma alternativa é a de fibra ótica que não transmite altas temperaturas às plantas, e os terminais não provocam choques ou queimaduras.

Cores: temperaturas de cor mais baixas transmitem um ar mais requintado. Luzes verdes são indicadas para destacar copa de árvores ou vegetação.

Efeito: você pode usar luminárias entre a vegetação para criar efeito de sombras e vultos, conhecidos também por backlight ou efeito selva. Se você deseja dar destaque a arbustos, esculturas ou qualquer outro objeto recomenda-se luminárias com facho direcionado ou embutidas no solo. Para valorizar uma árvore, a dica é investir na técnica up light, que é quando a luminária é embutida no solo e ilumina o tronco e a copa de baixo pra cima.

Fontes de luz: alguns espaços, por questão de segurança, exigem fontes de luz: corredores, escadas, degraus e trajetos. Se o seu jardim agrega uma piscina, você pode optar por projetores localizados externamente ou ainda iluminação como fibra ótica e LEDs que podem mudar de cor.

A nossa última dica, na verdade, é mais uma recomendação muito importante. Quando for pôr em prática cuide o tipo de fiação que será utilizada para evitar acidentes. Combinado?

One thought on “Iluminação em áreas externas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *