Árvores ideais para cultivo em regiões urbanas

Árvores ideais para cultivo em regiões urbanas

Você já parou para pensar que se as ruas urbanas fossem mais arborizadas minimizar as sensações térmicas seriam menores? Sem falar que além de ser uma solução econômica e sustentável, árvores dão todo um charme especial aos grandes centros – que geralmente não contam com muito verde ao redor. Pensando nisso, produzimos uma lista com 5 tipos de árvores que são ideais para cultivos em regiões urbanas. Confira:

Cássia (Cassia spectabilis): é uma árvore que alcança em média até 8 metros. Apesar de não ser muito alta, ela cresce rápido formando folhas pequenas e caducas. A floração acontece entre março a abril e dá belas flores de cor amarela. Já a frutificação é do tipo vagem e acontece de abril a maio.

Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia): natural da Mata Atlântica, o ipê, também conhecido como pau d’arco, é uma excelente opção de árvore para o plantio urbano. É uma árvore de crescimento lento que alcança de 8 a 20 metros de altura, com tronco de 60 a 80 cm de diâmetro. Floresce durante os meses de agosto a novembro, com flores amarelas que atraem abelhas e pássaros.

Ipê roxo (Tabebuia avellanedae): da mesma família do ipê amarelo, o ipê roxo tem características semelhantes, mas é mais alta, podendo alcançar até 35 metros de altura.

Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis): o manacá é uma árvore nativa da mata atlântica de porte baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono. O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços.

Pata-de-vaca (Bauhinia forficata): árvore nativa do Brasil, a Bauhinia forficata alcança entre 2 e 8 metros de altura. Apesar de suas flores serem claras elas são capazes de colorir a cidade.

Que tal deixar as ruas mais verdes? Conte para a gente como é a arborização na sua cidade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *