Como criar uma piscina natural

8

A piscina natural, é aquela que não utiliza produtos químicos para a sua limpeza, mas sim, uma área de purificação, onde plantas específicas fazem a filtragem da água naturalmente. Por isso mesmo, ela é dividida em duas zonas: uma para banho e outra para a purificação.

Na zona de purificação, são depositados pedras, areia e plantas, que retém as impurezas físicas e oxigenam a água, eliminando nutrientes que podem se tornar algas ou atrair mosquitos.

Para que você consiga criar sua própria piscina natural, o primeiro passo é realizar um estudo de clima e solo, para definir quais materiais e plantas são adequados para o espaço. E falando em espaço, ele deve ser escolhido tendo em mente o tamanho desejado de piscina. Opte também por um lugar longe de árvores, para que ela não fique cheia de folhas.

Apesar de ser natural, a piscina exige sistemas de bombas e encanamentos específicos e a alternativa ideal para você depende em grande parte do clima de sua cidade e do seu orçamento.

O cascalho, pedras, areias e plantas, serão os principais responsáveis por manter a piscina limpa. Na hora de decidir pelo tipo de pedra, utilize somente as que tenham lavra autorizada e no caso das plantas, o clima de sua região também pesa no momento de fazer a escolha.

Já animais, como peixes ou patos, não são recomendados para as piscinas naturais, pois eles deixam a água suja. Mas se você fizer questão de alguns peixinhos, estude a espécie mais indicada.

As piscinas naturais não precisam de produtos químicos para sua limpeza, o que faz com que tenham um custo de manutenção igual ou menor ao das convencionais. O valor investido em sua construção também não é muito mais alto quanto o das piscinas normais, ainda mais se levarmos em conta que p benefício para a saúde dos seus usuários ultrapassa qualquer gasto extra.

Essa é mais uma ideia ótima para transformar sua casa em um ambiente sustentável e que ajude a preservar o meio ambiente! O que vocês acham?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *