Mande os mosquitos embora: práticas para evitar a proliferação do Aedes aegypti

aedes

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é o transmissor do Zika vírus (que pode ser responsável por diversos casos de microcefalia em recém nascidos) e da Febre Chikungunya. Por isso, é cada vez mais importante aprender a mantê-lo bem longe da sua casa. Veja como:

Citronela

As folhas desta gramínea possuem substâncias que repelem mosquitos, traças e formigas. Você pode manter um vaso com a planta dentro de casa, cortar as folhas em pequenos pedaços, colocá-los em pires e espalhá-los pelos cômodos e amassá-las e esfrega-las na pele para evitar picadas.

A citronela é tão eficaz que cidades como Campo Bom, no Rio Grande do Sul, estão espalhando mudas da planta pelo município (e doando também para moradores) como forma de combater a proliferação do mosquito.

Água sanitária

A água sanitária pode ajudar no combate às larvas do mosquito, mas é preciso ter cuidado para não utilizá-la em recipientes destinados ao armazenamento de água para consumo humano e de animais. Ralos externos e internos, vasos e caixa de descarga sanitária que não são usados diariamente e plantas que possam acumular água são alguns dos possíveis criadouros que podem ser tratados com água sanitária diluída em água potável.

Mutirão de combate

É imprescindível que todos trabalhem juntos para erradicar (ou pelo menos conter) o Aedes aegypti.  Realizar um mutirão comunitário de combate ao mosquito é uma forma de envolver, mobilizar e engajar os moradores de seu bairro, rua ou prédio. Utilizando os equipamentos indicados para proteção nas atividades, você e seu grupo podem conferir se a caixa d’água e outros reservatórios estejam devidamente  tampados, guardar pneus em locais cobertos, manter limpas as piscinas, guardar ou descartar objetos que pode acumular água, entre outras atividades de prevenção.

IMPORTANTE: Se você apresenta sintomas de qualquer uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, não se automedique! Para preservar sua saúde, dirija-se ao hospital ou posto de saúde mais próximo da sua casa.

Você já cuida para que os mosquitos da dengue não se proliferem em sua casa? Conte para a gente como nos comentários!

One thought on “Mande os mosquitos embora: práticas para evitar a proliferação do Aedes aegypti

  1. A citronela é excelente para afastar os mosquitos, é uma opção natural e que funciona mesmo. Toda ação para prevenir que os mosquitos proliferem é muito bem vinda, e prevenir sempre será bem melhor que remediar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *