Horta orgânica: dicas e cuidados

Sítios, chácaras ou casas de campo podem ser cenários para ótimos momentos de descanso ou lazer. Além disso, eles podem contribuir para que você tenha mais saúde e, de quebra, faça sua parte para preservar o planeta. Como? Através do cultivo de seus próprios alimentos em hortas orgânicas.

Uma horta orgânica é aquela que respeita a natureza, preserva os recursos naturais e evita monoculturas. O objetivo é promover a interação das espécies e o aumento da biodiversidade. Se você tem um espaço à disposição, confira de que maneiras você pode tornar as suas plantações mais conscientes e ecológicas.

LOCAL: é interessante fazer um estudo do espaço antes de começar a cultivar. Terrenos encharcados, por exemplo, não são indicados. Instale sua horta em uma área com a maior exposição solar possível.

ESCOLHA DAS ESPÉCIES: hortas orgânicas combinam com diversidade. A dica é associar plantas que podem ser favorecidas mutuamente. Cultivar várias espécies contribui para trazer estabilidade ao seu agrossistema.

ADUBAÇÃO: como o solo é a base da agricultura orgânica, deve ser rico em nutrientes. Aproveite os resíduos do seu próprio quintal: palhadas, folhas e restos de legumes em forma de composto podem ser usados na adubação.

FERRAMENTAS: os equipamentos utilizados em uma horta urbana devem possuir tecnologias que não causem impactos ambientes e que facilitem o trabalho. Você pode fazer a manutenção dos seus espaços verdes sem prejudicar a natureza com a inovadora linha a bateria da STIHL. Sem emissão de gases poluentes, os produtos sem fio e com baixo nível de ruído são ideais para quem deseja realizar serviços de jardinagem com facilidade e conforto. Saiba mais aqui. 

Você já é adepto das hortas orgânicas? Coloque nos comentários. Acompanhe o portal Jardim das Ideias para conferir mais postagens sobre plantas, jardins e muito mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *