Como cuidar de cercas vivas

cercas vivas como cuidar

As cercas vivas, além de ótimas para o paisagismo de jardins, são extremamente úteis para delimitação de áreas e proteção. Utilizar cercas vivas para demarcar um espaço, fazendo um contorno ou acompanhando um caminho é uma prática muito comum. Ainda, muitas destas cercas são utilizadas para proteger uma determinada área do vento, barulho e até dando mais privacidade.

Seja qual for a sua motivação para ter uma cerca viva, atenção para alguns cuidados que se deve ter com ela:

– Use um podador para manter a forma e tamanho adequados dos arbustos.

– Para fazer formatos geométricos use fios esticados ou uma moldura de madeira. Coloque a moldura sobre a planta e corte os ramos que ficarem para fora dela.

– Corte sempre somente as plantas novas e mantenha o rebento principal intacto até ele chegar à altura máxima que você planeja para a cerca.

– Arbustos que florescem no verão devem ser podados no inverno. Já os arbustos perenes ou de agulha devem ser podados na primavera ou outono.

– Para cercas altas e difíceis de moldar utilize o aparador de cerca viva, cortando no topo das plantas.

Estas são apenas algumas dicas para manter sua cerca sempre bonita. Lembre-se também que para cada finalidade existirá um tipo de planta mais adequada, em função da altura, poda, resistência e etc. E você, tem alguma dica própria para compartilhar com a gente sobre como você cuida da sua cerca viva?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *