Topiaria: mais do que um trabalho, uma arte

topiaria

A topiaria é uma técnica de jardinagem mais antiga do que pode se imaginar. A palavra topiaria vem do latim “Topiarus” que significa “arte de adornar jardins”. Esta técnica caracteriza-se por dar formas esculturais para as plantas. Desde sua origem, a topiaria é remetida à nobreza, e no seu início (datado por volta de 500 a.C.) ela era desenvolvida nos jardins da Babilônia.

Desde então, ela esteve sempre presente nos jardins das classes nobres de povos antigos, tais como a Roma antiga, Inglaterra, Holanda e França. Por ser uma prática de resultados sofisticados e, por que não, exuberantes, a topiaria foi perdendo força ao longo dos anos. Ela foi até mesmo relacionada a termos como cafona e exagerado.

Porém, como todas as tendências vão e voltam, a topiaria retornou aos jardins do mundo todo, especialmente em formas geométricas e com uma atmosfera minimalista e moderna.

Hoje em dia, as referências para tal arte são muitas, seja através de lembranças de filmes como Edward Mãos-de-Tesoura ou por imagens dos parques da Disney World, repleto de jardins temáticos.

TOPIARIA

Porém, aplicar esta técnica no próprio jardim não é tarefa fácil. Um dos fatores a se pensar antes é qual planta é mais adequada para seus objetivos. Algumas opções são o alecrim e o taxus, por exemplo. Se o objetivo é uma planta com flores, a azaléia e a hortência são ótimas alternativas também.

Outro ponto importante da topiaria é a poda das plantas, que é um longo processo. Algumas esculturas mais complexas podem levar anos para atingir a forma desejada. Para facilitar este processo de poda, a STIHL possui podadores com características especiais: eles possuem precisão e eficiência especiais para o embelezamento de jardins, podendo ser encontrados em três tecnologias diferentes: a combustão, elétricos ou a bateria.

Contudo, lembre-se sempre que se tratando de topiaria a atenção aos detalhes e a paciência são características essenciais para atingir as formas desejadas!

Nos próximos posts falaremos mais sobre topiaria. Acompanhe sempre o blog STIHL!

One thought on “Topiaria: mais do que um trabalho, uma arte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *