Terrários: jardins na palma da mão

terrários

Normalmente a maior reclamação de quem vive em apartamento ou em uma casa sem quintal é não ter espaço para montar um jardim. Pensando em soluções para você, neste post vamos falar sobre terrários, os jardins em miniatura criados em recipientes de vidro!

Quando falando especificamente sobre botânica, um terrário se refere a pequenas estufas que recriam condições de um ambiente, normalmente tropicais, com umidade constante e temperaturas altas. Contradizendo um pouco a ideia da botânica, os terrários são comumente feitos com suculentas e espécies de cactos, que preferem ambientes mais secos.

O engenheiro florestal e paisagista Thiago André, em entrevista a Casa Abril, explica que é necessário usar plantas que tenham o mesmo tipo de necessidade e manutenção quando montar o seu terrário. A quantidade de água, ar e exposição ao sol afeta todo o ecossistema que o terrário é, então, quanto mais parecidas as espécies forem, melhor será a adaptação.

Fágner Henrique Heldt, biólogo responsável pelo blog Jardim das Ideias da STIHL, comenta que a rega é a questão mais delicada nos terrários. “Para realizar a rega, procure conhecer um pouco da fisiologia da planta e adequar a rega ao tipo de recipiente. Recipientes abertos devem ter regas mais frequentes duas a três vezes a cada 10 dias, os fechados uma a três vezes a cada 30 dias. As regas devem ser realizadas, preferencialmente, de maneira direta no solo, ou dispensadas na parede do recipiente de maneira cuidadosa. Exceto em casos mais específicos, como bromélias que necessitam água diretamente em suas folhas. A quantidade também é muito importante e deve ser observada. Molhe apenas para a terra ficar úmida”, explica.

É bom lembrar que a estrutura terrosa do terrário não é composta apenas de terra de jardim. Seixos, cascalho, carvão… Todos eles estão presentes na mistura para cobrir a base do vidro. As quantidades variam de acordo com o tamanho do recipiente e da espécie de planta que será cultivada.

Com tudo pronto, você pode soltar a imaginação e decorar os seus terrários com miniaturas! Essa é um tendência que está crescendo bastante e ganhando atenção de renomados artistas plásticos, como a paulistana Vivan Kass.

Você tem terrários? Quais plantas usou nele e como faz a manutenção? Conte para a gente nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *