O charme das pérgolas

pergolado

As pérgolas, também conhecidas como pergolados ou caramanchões, são responsáveis por transformar ambientes externos em deliciosos recantos de descanso e contemplação. Sejam em espaços amplos ou mais aconchegantes, as pérgolas acompanham o homem desde a Antiguidade. Servindo de suporte para parreiras e trepadeiras, ou apenas presenteando a área com sombra, as estruturas atualmente estão em alta no décor. Presentes em áreas mais reservados do jardim, ou fazendo as vezes de extensão da fachada, os pergolados se apresentam em diversos formatos e materiais.

 Confira as dicas da STIHL para criar um espaço único, cheio de personalidade.

 Material

Para cada proposta decorativa, um material diferente. As pérgolas podem ser compostas pelos mais diversos componentes, sendo a única condição a resistência às intempéries. Enquanto a madeira transmite aconchego e conforto, atributos perfeitos para criar uma atmosfera rústica, o metal fica responsável por inserir toque contemporâneo e romântico à cena.

 Bambu, treliça e madeira de demolição caracterizam alguns dos componentes possíveis para um décor com pegada country chic. Atente ao acabamento destes materiais, já que a madeira necessita de envernizamento para não deteriorar ao ar livre. O mesmo cuidado aplica-se ao metal, que pode ser representado pelo aço, o alumínio ou o ferro, e se exposto à chuva, pode enferrujar.

pergolados

 Cuidados

Antes de construir um pergolado, é importante prezar por alguns cuidados, que elevarão a vida útil da peça e certificarão segurança ao ambiente. Fortes o suficiente para suportarem o conjunto total, os pilares de sustentação precisam estar sobre solo plano e firme, assegurando a estabilidade da pérgola.

 Cobertura

Para transmitir frescor, a cobertura determina a incidência de luz. Bambu, fibras naturais, vidro e policarbonato são algumas das opções para cobrir o pergolado. Mas claro, nada melhor que plantas para conferir agradável sensação de repouso e plenitude. Se a escolha for esta, analise a luminosidade do local, bem como o lima da região. Trepadeiras como sapatinho-de-judia e jade são boas opções, por suas características maleáveis, facilmente conduzidas pela estrutura através de amarras ou arames, além de se adaptarem muito bem ao clima tropical. Maracujá, além de planta frutífera, possui floração ornamental, o que pode deixar o conjunto ainda mais belo e sedutor.

Se você possui um pergolado, nos conte como ele é aqui nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *