Como fazer compostagem

compostagem

Se você não sabe o que fazer com seu lixo orgânico este post é ideal para você. Hoje ensinamos aqui no blog como fazer compostagem, que nada mais é que a reciclagem do lixo orgânico. Em tempo de práticas cada vez mais sustentáveis essa é uma ótima solução para se fazer em casa.

O processo de compostagem, além de ser muito simples, deve ser de interesse de todos, visto que diminui consideravelmente a quantidade de lixo enviado aos aterros, e reduz emissões que causam efeito estufa.

Não existe um formato ou tamanho padrão de área para fazer compostagem. E inclusive ela pode ser feita de três formas diferentes: colocando os resíduos em pilhas, enterrados ou em recipiente. Esta última opção é sugerida para quem não tem um espaço ao ar livre. Quem opta por não usar a composteira, pode construir o espaço com materiais mais simples como madeira, tijolos e paletes.

Depois de algumas dicas, está na hora de conferir o passo a passo:

1. Separe o material orgânico e deposite na área estabelecida. Lembrando que nem todos os materiais podem ser usados na compostagem. Sugerimos que utilize esterco de animais, variedades de plantas, ervas, cascas de frutas, verduras e legumes, folhas verdes e secas, e sobras de cozinha de origem animal ou vegetal. Aqui cabe outra dica também que quanto mais variados e fragmentados os componentes melhor vai ser a qualidade do composto e mais rápido o processo de compostagem.

  1. Após esta etapa, cubra completamente a camada com folhas, serragem ou esterco seco.
  2. O próximo passo é regar com água. Isso deve ser feito a cada camada montada.
  3. A cada dois dias, misture os materiais em decomposição.
  4. A composta leva um tempo médio entre 60 a 120 dias para virar adubo. É possível saber se ela já está pronta observando alguns detalhes como o aspecto homogêneo, a cor escura e o cheirinho gostoso de terra.

Anotou direitinho? Agora é só levar esta ideia adiante e preparar um cantinho especial para compostagem seguindo as nossas instruções. E, claro, se você tem alguma outra dica e quiser compartilhar conosco escreva aqui nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *