Plantando sementes

sementes

Jardinagem é terapêutico, não tem nem o que discutir. Cuidar das plantinhas, regá-las, vê-las crescer: há uma recompensa imensurável neste processo. Depois de algum tempo exercendo este exercício, queremos alçar voos maiores e acompanhar o desenvolvimento total da planta. Plantar sementes pode parecer simples e rápido, mas não se engane: a semeadura requer cuidados e paciência, muita paciência.

Como cada planta possui tempo de crescimento diferenciado, algumas sementes germinam rapidamente, enquanto outras podem demorar meses para sair da terra. Isso é normal, não desanime.

 Local: para dar início ao processo, escolha um pequeno recipiente para sua semente. Desta forma é possível controlar mais facilmente a quantidade de água necessária e luz que a futura planta irá receber.

 Preparando o solo: reserve uma parte de húmus de minhoca para duas partes de terra vegetal. É muito importante que o solo seja bem leve e drenável, para não acumular água e, dessa forma, sufocar as sementes.

 Tipos de sementes

 Sementes que parecem um pó: Semeie por cima do substrato sem cobri-las.

Pequenas: Coloque 3 em cada recipiente, para ter certeza de que pelo menos uma irá germinar. Cubra com uma fina camada de substrato.

Médias e grandes: A profundidade deve ser duas vezes maior do que o tamanho da semente deitada. Cubra-a com substrato.

 A importância da água: sementes plantadas devem ser regadas diariamente. Mesmo se o substrato estiver úmido, regue. As mudinhas novas precisam de muita umidade para se desenvolver.

Lembre-se que cada semente tem seu tempo para crescimento, por isso a paciência é tão importante neste processo. Mas é recompensador, afinal, nada é mais lindo que ver o broto emergindo do solo. É a vida nascendo e se perpetuando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *