Plantas variegadas

02

Plantas ornamentais que criam efeitos estéticos únicos no paisagismo: estas são as plantas com folhas variegadas. Diversos tons de verde, branco, creme e amarelo mesclam-se e estampam suas folhas devido a mutações genéticas. A maior diferença entre elas e as folhas verdes são a velocidade de crescimento, já que as variegadas demoram mais para se desenvolver.

Engana-se quem pensa que a variegação atinge apenas as folhas. Alguns exemplos de flores que podem apresentar esta particular mutação genética nas pétalas são os hibiscos e algumas espécies de orquídeas.

Mais interessante é saber por que a variegação começou a ocorrer, já que elas surgem naturalmente apenas como mutação genética.  O processo parece ser uma adaptação contra herbívoros, já que plantas variegadas são menos propensas a ataque de herbívoros. Algumas plantas podem até mesmo imitar, através da variegação, a presença de larvas nas folhas, evitando os hospedeiros verdadeiros. Porém, a variegação branca (ausência de clorofila) pode ser desvantajosa para a planta já que restringe sua capacidade fotossintética. Além disso, essas plantas não toleram condições de luminosidade baixa mas também são sensíveis à luz solar direta. Plantas com folhas totalmente brancas não fazem fotossíntese e acabam morrendo.

Uma espécie muito comum de plantas com folhas variegadas são as comigo-ninguém-pode. Não requer grandes cuidados, desde que plantadas em vasos grandes.  Originárias da Amazônia, as comigo-ninguém-pode costumam ser cultivadas em interiores, para espantar mal olhado. Importante lembrar que a planta é considerada tóxica, por isso deve ficar longe de crianças e animais.

A hera Hedera canariensis possui folhas verdes com borda branca e é de fácil cultivo. Pode cobrir muros e paredes, bem como servir de forração. Gosta de sol pleno e meia-sombra, não sendo exigente quanto ao seu substrato.

Quais são as plantas variegadas que vocês conhecem? Divida seu conhecimento conosco nos comentários.

One thought on “Plantas variegadas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *