A volta das samambaias

SAMAMBAIA

Assim como na moda algumas tendências vão e voltam, no mundo das plantas o mesmo ocorre: algumas plantas são as queridinhas do momento, somem por um tempo e voltam com força total. As samambaias, por exemplo, estavam entre as plantas mais utilizadas para decorar ambientes na década de 1980 e, com o passar do tempo, foram “desaparecendo” para voltar com tudo agora! Elas voltaram e agora marcam presença nas principais tendências de decoração e paisagismo. Este post é especial para que você aprenda mais sobre a manutenção delas e de como você pode usá-las na decoração da sua casa.

As samambaias são sensíveis, por isso, são indicadas para lugares sombreados e interiores, pois necessitam de mais cuidados. Para as plantas das espécies chifre-de-veado (Platycerium), avencas (Adiantum), asplênios (Asplenium) e outras samambaias, a luz é importante para realizar a fotossíntese. Mas cuidado: você sabia que a luz solar direta pode queimá-las? Proteja suas samambaias! Dentro de casa, uma alternativa é colocar a planta junto a janelas com cortinas, assim os raios solares não entram em contato direto.

Outra dica de manutenção é deixar as plantas em locais arejados para evitar fungos, e protegidas de ventos fortes. Quanto às regas, tenha atenção para fazer frequentemente, mas de forma que o substrato fique levemente úmido, mas não encharcado. Reduza a quantidade de regas no inverno.

A decoração de ambientes com samambaias pode ser feita de forma individual, em jardins verticais ou suspensos. O que vai definir isso é seu espaço, e principalmente sua criatividade. Confira algumas dicas:

– Se você optar por deixar elas em pontos diferentes da casa de forma individual, aposte em vasos de tamanhos variados e em cores neutras.

– Como são volumosas e compridas, são ideais para jardins verticais.

– Uma proposta mais moderna é usar samambaias para construir um painel que combina muito com ambientes de tons neutros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *