Mutualismo: troca de benefícios entre fungos e plantas

Mutualismo troca de benefícios entre fungos e plantas

Todo mundo sabe que fungos não são visitantes bem-vindos nos jardins, são considerados até grandes vilões no meio da jardinagem. Exagero ou não, é fato que fungos causam doenças nas plantas, como a conhecida “ferrugem” que provoca lesões de coloração alaranjada nas folhas e pode levar à perda de plantações inteiras. Mas, o que muita gente desconhece é que existe uma associação entre as raízes e alguns fungos que são benéficos para as plantas.

Essa associação entre certos fungos e as plantas chama-se mutualismo, onde ocorre uma troca de benefícios por assim dizer. Ou seja, as plantas e certos fungos, acabam ganhando. Por meio da fotossíntese, a planta fornece energia e carbono para que os fungos sobrevivam e multipliquem-se, enquanto os fungos por sua vez, absorvem nutrientes minerais e água do solo, a qual transfere para as raízes das plantas. Estabelecendo assim uma relação mutualista, onde dessa forma plantas saudáveis diminuem a incidência de micro-organismos que provocam doenças,  tornando-as mais vistosas e fortes.

A melhor absorção de nutrientes pelas plantas, principalmente dos menos solúveis como cobre, zinco e fósforo, que são encontrados nos solos, favorecendo o crescimento das plantas é o benefício mais marcante dessa associação. Essa condição favorece a sobrevivência das plantas em condições mais hostis e resistentes aos ambientes mais adversos.

Muitos estudos estão sendo realizados para a utilização e melhor proveito dessa associação entre plantas e fungos para tirar o maior proveito dos benefícios para os cultivos. Entretanto a destruição da vegetação nativa principalmente nos trópicos, como também a perturbação e erosão do solo, o uso de fungicidas sistêmicos e o desmatamento acaba inibindo a ação dessa associação.

Nem sempre os fungos são inimigos das plantas, como vimos neste post. Mas por via das dúvidas é sempre bom pesquisar a respeito para garantir que seu jardim continue saudável e bonito.

One thought on “Mutualismo: troca de benefícios entre fungos e plantas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *