Como cultivar petúnias

Petunias

A beleza das flores petúnias por si só são capazes de deixar o dia mais bonito, e principalmente mais alegre. Se você também é fã dessa espécie, provavelmente você deve tê-la no seu jardim. Ainda não? Não tem problema! Nós vamos lhe ensinar algumas dicas de cultivo para garantir que suas petúnias floresçam e deixem seu ambiente ainda mais charmoso.

Uma boa notícia para você que está começando a se aventurar no mundo da jardinagem: as petúnias são flores fáceis de cultivar, até para quem tem pouca experiência. Você pode plantar em canteiros, vasos, jardineiras, cercas e forrações, ou até mesmo dentro de casa ou em escritórios.

O plantio é indicado para ser feito na primavera, época de alto nível de floração. Mas lembre-se de fazer o cultivo em solos férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Com o florescimento na primavera e verão, a petúnia apresenta flores de cores variadas, chegando a uma altura entre 15 e 30 centímetros, de acordo com o tamanho do vaso.

Como a propagação é feita por meio de sementes, esse processo exige dedicação e familiaridade no processo de semeadura. Confira mais algumas dicas que preparamos:

– Deixe pelo menos 30 centímetros entre cada flor plantada em solo sob meia-sombra na maioria das variedades de petúnia. Em área com sombra, a distância reduz para cerca de 22 a 25 centímetros. Há também petúnias pequenas, que precisam apenas de 10 a 15 centímetros entre elas, e as do tipo que se alastram, espaçadas próximas a 45 centímetros.

– Temperaturas muito altas ou abaixo de zero podem murchar a flor, o ideal é cultivar somente em regiões de clima ameno.

Aplique a primeira adubação após três meses. Pela manhã e com a petúnia na sombra, utilize um fertilizante foliar. Repita o procedimento mensalmente para garantir a saúde da flor. A matéria orgânica deve ser incorporada ao solo até a profundidade de 20 a 25 centímetros.

Regue a base das petúnias de duas a três vezes por semana. Sem encharcar o solo, para evitar que as flores murchem ou surjam doenças. Já no verão, a irrigação deve ser diária.

E não tenha pressa, pois de acordo com a variedade e o tamanho do vaso, a petúnia floresce de 10 a 15 semanas após o plantio. Boa sorte! Depois nos conte como estão suas novas flores :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *