Estilo de jardim: francês

5

Criado no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, o Jardim Francês tem como características principais a formalidade, as formas geométricas e a simetria perfeita. Círculos, retângulos, quadrados e triângulos são criados a partir de sebes baixas e arbustos. Estas formas são, por sua vez, preenchidas com grama, flores, vegetais e ervas, todas de acordo com um determinado esquema de cores.

Grandiosos, os Jardins Franceses são milimetricamente construídos para serem verdadeiras extensões verdes e vivas das edificações. O principal representante do estilo são os jardins do Palácio de Versailles. Desenhados pelo paisagista André Le Nôtre, eles refletem a riqueza do palácio e as diversas estátuas do deus grego Apollo espalhadas por sua extensão são homenagens ao Rei-Sol, Louis XIV.

Este estilo de jardim é um pouco mais complicado de reproduzir e, principalmente, de manter, já que ele exige cuidado constante. Então nós separamos algumas dicas para ajudar você a montar o seu próprio Jardim Francês:

– Os caminhos obedecem uma ‘planta baixa’ e as trilhas de cimento ou azulejos são adornados por plantas que possam ser esculpidas, como cercas vivas, lenhosas ou semi-lenhosas com folhas firmes, como o viburno, o buxinho, a murta e o cipestre.

– As flores precisam ter cores harmoniosas e ser facilmente moldadas para alcançar a simetria que o estilo demanda. Rosas, amores-perfeitos e tulipas são ideais, geralmente delimitadas por vasos e cachepôs.

– Os elementos de decoração são indispensáveis na composição do Jardim Francês. Pergolados, fontes, bancos, esculturas, e luminárias desenham a paisagem e dão contornos temáticos para cada parte do espaço.

– Não é necessário possuir uma grande área para construir um belo Jardim Francês! Quintais bem planejados podem se tornar miniaturas de palácios franceses do século XVII.

Elegante demais, não é? Você prefere a formalidade e simetria do Jardim Francês ou a atmosfera romântica do Jardim Inglês? Deixe sua resposta nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *