Estilo de jardim: inglês

1

Criado no início do século XVIII, o Jardim Inglês, ou “English Landscape Garden”, surgiu para romper as barreiras da formalidade de estilos como o Jardim Francês, que apostava nas formas geométricas concebidas por arquitetos.

A proposta do Jardim Inglês é criar atmosferas mais românticas, sem interferir na natureza, criando um contraste entre ela e uma nova paisagem a ser desfrutada nos limites do jardim, igualmente impressionante e surpreendente.

Para sua composição, eram utilizados córregos e lagos, caminhos delineados por árvores maciças, alamedas formadas por sebes e arbustos que levavam a estátuas e elementos arquitetônicos, arcos com trepadeiras e bancos em lugares inusitados, onde era possível descansar e usufruir das paisagens, cores e aromas.

Hoje em dia, o Jardim Inglês ainda é um estilo muito apreciado, inclusive aplicado em espaços menores, mas combinando espécies diferentes de plantas, cores, e texturas e aromas, todos meticulosamente planejados para criar uma atmosfera informal e relaxante.

Separamos algumas dicas para quem deseja montar o próprio Jardim Inglês:

– Cubra toda a área escolhida para o seu Jardim Inglês com gramado!

– Dentre as árvores, opte por espécies como a bétula, o carvalho, plátanos e salgueiro

– Os arbustos são bastante característicos deste estilo, então prefira espécies como o buxinho (vedação), a piracanta e veigela (decoração).

– Quando o assunto são flores, rosas são indispensáveis para dar o ar romântico do jardim. Junte a ela narcisos, jasmim, sálvia-vermelha, Maria-sem-vergonha, margaridas, lavandas, violetas e outras que se desenvolvam livremente sem a necessidade de poda.

– Entre os elementos construídos, é possível optar por lagos (naturais ou artificiais), caminhos de pedra, bancos, arcos de flores, estátuas e ruínas ou rochedos.

– Não existem regras para a disposição de todos os elementos. A proposta é dar a ideia de que as plantas se desenvolveram sozinhas (por isso a preferência por espécies que não necessitem de poda). O que você pode fazer é agrupar as flores e arbustos de maneira harmônica, formando pequenos grupos de cores contrastantes.

E aí, gostaram do Jardim Inglês? Qual o estilo de jardim favorito de vocês? Contem para nós nos comentários!

One thought on “Estilo de jardim: inglês

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *