Violetas: como cuidar

6

Violetas são flores lindas, mas que demandam um pouco de cuidado, principalmente com suas folhas, para que elas não desenvolvam fungos que comprometam o seu florescimento. Para ajudar você neste tarefa, separamos algumas dicas básicas que podem garantir a saúde das suas flores!

Vamos começar pelo começo, como plantar sua violeta. Os vasinhos plásticos podem ser mais baratos e acessíveis, mas a violeta é uma flor que se dá bem mesmo é no vaso de barro. Encha o fundo dele com uma camada fina de pedrinhas e em cima despeje metade de uma mistura de duas partes terra comum, duas partes terra vegetal e 1 parte de vermiculita (remédio contra pragas). Acomode a muda dentro do vaso e cubra com o restante da mistura.

Você pode colocar água sempre no potinho das violetas, mas é indicado regar a terra pelo menos uma vez por mês no inverno e duas no verão. Antes de utilizar a água da torneira, ferva-a (e deixe esfriar), pois o cloro contido nela faz mal para as flores. E nunca molhe as folhas da violeta, isso pode fazer com que elas apodreçam!

As violetas adoram o sol, mas não a iluminação direta. Elas precisam de lugares úmidos, para manter suas folhas aveludadas, e raios de sol filtrados por vidros.

A adubagem deve ser feita periodicamente, de uma a duas vezes por mês, com adubos específicos para a espécie.

Quando notar que as folhas de sua violeta estão engrossando, isto significa que está na hora de trocá-la de vaso!

Se a sua violeta apresentar manchas queimadas, isso significa que ela foi intoxicada por algum produto químico. Já as folhas amareladas são indicativo de que ela está pegando sol demais e com deficiência de nutrientes.

Seguindo estas orientações, fica bem mais fácil manter as violetas sempre lindas! E você, tem alguma dica para os cuidados com esta espécie? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *