Atividades fáceis de jardinagem para as crianças

jardinagem_crianças

Cuidar do seu jardim ou horta com os seus filhos pode ser uma ótima atividade em família, principalmente para fortalecer os laços e mantê-los entretidos durante as férias e os fins de semana! Então aqui vão algumas ideias de atividades fáceis, para que você e as crianças se divirtam muito com a mão na terra!

Criando um mini jardim

Essa atividade é tanto para ensinar a criança a montar um belo jardim, quanto para motivá-la a cumprir com suas responsabilidades diariamente.

Com sua ajuda, preparem o local, delimitando com tijolos, gravetos ou uma cerquinha. Em seguida, prepare a terra, adubando-a. Entregue as sementes ou mudas para que a própria criança plante (se o jardim será de responsabilidade total dela, opte por plantinhas que não demandem muito cuidado) e ensine a regá-las. Durante todos estes passos, explique a sua importância para a plantinha e como o seu cuidado diário fará com que ela cresça forte e bonita!

Plantando uma árvore

Pode parecer simples, mas o significado de plantar uma árvore pode marcar o seu filho pelo resto da vida. Escolha uma espécie bonita, resistente e que dure bastante. Uma árvore frutífera é uma boa escolha também, assim o seu filho poderá dizer, com orgulho, que as frutas colhidas todo o ano vieram de uma árvore que ele mesmo plantou.  Reserve um lugarzinho especial no quintal, onde ela não atrapalhará, mas terá destaque. Deixe que seu filho abra o buraco e transfira a muda. Faça uma plaquinha, com o nome da árvore, o nome do seu filho e a data em que foi plantada. Todo o ano, na mesma data, tire uma foto dele ao lado da árvore, para comparar o crescimento dos dois.

Decorando a horta

Voltado principalmente para as crianças menores, criar decorações para a horta pode ser muito divertido! Elas podem pintar vasinhos para os temperos ou decorar plaquinhas de identificação para as verduras e legumes, enquanto aprendem sobre os vegetais e a importância da boa alimentação. Mesmo não trabalhando na horta em si, elas se sentirão incluídas e demonstrarão mais interesse na jardinagem.

Seus filhos cuidam do seu jardim com você? Conte para a gente nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *