Tipos de solo para jardim

dia-do-solo

No dia 03 de maio é celebrado o Dia Mundial do Solo. Para não deixar a data passar em branco, preparamos um post que alia solo e um dos nossos assuntos preferidos: nossos jardins! ;)

Conhecer as características do solo que o seu jardim possui é essencial para um bom plantio. Para você que ainda vai plantar ou que já plantou (mas os resultados não têm sido bons), é importante seguir essas dicas!

O primeiro passo é saber qual tipo de solo há na área a ser cuidada. Confira o como em dois passos:

  1. Examine uma porção de terra e veja se ela for escura, granulosa e apresentar restos de vegetais ou se for de cor clara, para ver se ela é rica em húmus ou em argila, respectivamente;
  2. Aperte essa porção entre as mãos e deixe ela cair em uma área dura. Podem acontecer duas coisas: ou ela permanece unida nesse “impacto” ou se desfaz. Caso aconteça a primeira alternativa, significa que a terra é rica em argila, já na segunda opção, ela é rica em areia.

Outra forma de reconhecimento é tentar formar uma tirinha, caso não dê certo, seu solo é arenoso.

DICAS:

– Em solos argilosos, que retêm muita água e fixam bem os adubos, é necessário agregar regularmente matéria orgânica. Para melhor drenagem, pode-se acrescentar areia, desde que já seja de praia;

– Nos calcários, que têm a tendência de neutralizar a acidez, prever um aporte de matéria orgânica ácida;

– Já nos arenosos, que são os mais fáceis de trabalhar, porém mais dificuldade em reter água, recomenda-se adubar com terra preta ou terra preta com argila.

Por fim, a última dica para qualquer tipo de solo é: minhocas são excelentes aliadas para manter o solo equilibrado. ;)

Gostou das dicas? Curta a página do Jardim das Ideias, portal da STIHL dedicado aos apaixonados por jardinagem! Atualizações diárias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *