Árvores indicadas para calçadas

Árvores embelezam, proporcionam sombra e têm um importante papel no equilíbrio térmico. Você já pensou e plantá-las em calçadas próximas à sua residência? É sobre isso que vamos falar hoje.

O passo inicial para plantar em calçadas é conferir manuais de arborização urbana e entrar em contato com a prefeitura do seu município. Assim você terá as orientações que precisa para realizar o plantio sem transtornos.

Conheça algumas das espécies mais indicadas para os espaços públicos e com circulação de pedestres:

Algodão-da-praia (Hibiscus pernambucencis): mais comum do Nordeste ao Sudeste do Brasil, a árvore atinge altura média entre 3 e 6 metros e tem flores amarelas. Devido à sua estatura relativamente baixa, é uma boa opção para espaço com fiação elétrica.

Cambuci (Campomanesia phaea): frutífera, essa árvore é nativa da Mata Atlântica e atinge altura máxima de 8 metros. Os frutos aparecem entre fevereiro e março. Já suas flores são grandes e brancas.

Marinheiro (Trichilia cathartica): com floração entre maio e junho, a Trichilia catártica é uma espécie nativa que se propaga por sementes.  Tem altura média de 5 metros.

Resedá (Lagerstroemia Indica): a espécie é ótima para calçadas porque suas raízes não são agressivas e não levantam o calçamento. É na primavera que a árvore se encontra mais linda, exibindo flores brancas, rosadas ou pink.

PLUS! Em áreas de estacionamento, as árvores sugeridas são Manduirana (Senna macranthera), chal-chal (Allophyllus edulis), Tarumã (Vitex montevidensis), Camboatá (Cupania vernalis), Guaiuvira (Patagonula americana), Catiguá (Trichilia claussenii), louro-pardo (Cordia trichotoma), açoita-cavalo (Luehea divaricata), falso-barbatimão (Cassia leptophylla), ingá-feijão (Inga marginata), embira-de-sapo (Lonchocarpus muehlbergianus) e canela-ferrugem (Nectandra rígida). 

Para facilitar as suas atividades de jardinagem, conte com a mobilidade e eficiência dos produtos a bateria STIHL. Conheça todos eles clicando aqui.

Para saber mais:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA *