Criação de abelhas na agricultura

As abelhas são animais pequenos, mas de suma importância no ecossistema e, por consequência, na agricultura. A sua ausência pode causar o desequilíbrio na produção de alimentos e muitos danos para a biodiversidade. Ficou curioso para conhecer mais sobre os seus benefícios? Continue lendo esse post!

As plantas precisam ser fecundadas para se reproduzirem, e isso ocorre através da polinização. Esse é um serviço realizado pelas abelhas que tem grande impacto nos produtos agrícolas, pois mais de 90% das espécies de plantas precisam de polinizadores animais para desenvolver sementes e frutos.

Benefícios da abelha para a agricultura

  1. Produtos como a soja, café e feijão que tem grande peso na balança comercial brasileira, precisam da polinização para seu desenvolvimento;
  2. Grande parte das hortaliças como alface, cebola e cenoura apenas produzem sementes com a ajuda das abelhas;
  3. Sem o trabalho que ela desenvolve muitas espécies de plantas interdependentes desapareceriam;
  4. Além de favorecerem a agricultura, também garantem produtos de alto teor nutritivo como o mel, pólen e geleia real;
  5. A criação de abelhas tem baixo custo econômico, pouco impacto ambiental e pode fortalecer a segurança nutricional;
  6. Algumas espécies de abelhas são muito utilizadas por produtores de morango, pois a polinização impede deformidades genéticas nos frutos.

Quer saber mais sobre o cuidado com abelhas? Vale a pena relembrar a história de João Kors, que possui cerca de 300 colmeias em atividade na cidade de Holambra (SP).

Alguns insetos são muito benéficos para a jardinagem, e no vídeo abaixo você aprende como atrair joaninhas, abelhas e borboletas para suas plantas.

Compartilhe esse post para que mais pessoas fiquem cientes da importância das abelhas! E acompanhe a STIHL nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – para conferir outros conteúdos como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *