Árvores e verão: como deixar a casa mais fresquinha

casa fresquinha no verão

Ar condicionado é uma excelente invenção: trata-se de um item praticamente essencial para as regiões do Brasil onde as temperaturas tendem a ser elevadas, especialmente no verão. Mas existem outras formas de deixar a sua casa agradável nos dias mais quentes – formas mais econômicas e ecologicamente corretas: plantas.

A dica é simples: para amenizar o calor, plante árvores. As árvores de folha caduca, que perdem suas folhas todos os anos, são as indicadas – e devem ser plantadas nas laterais sul e oeste da casa (seguindo essa indicação de posição, as plantas garantem que a casa fique mais fresca no verão e permitem que a luz do sol aqueça a casa no inverno). As árvores de folha caduca devem ficar a uma distância segura da casa, para que os galhos e raízes não comprometam as paredes, janelas ou mesmo a fundação da residência (a distância segura é metade da largura final da árvore madura + 3 metros).

É interessante observar também o que você tem no seu jardim: muitas pedras, cimento ou asfalto nos lados sul e oeste da casa tendem a irradiar calor após o pôr do sol.

casa fresquinha no verão

Caso você não tenha a possibilidade de plantar uma árvore, construa uma treliça e plante uvas! As vinhas folhosas agem como plantas decíduas, além de trazerem os frutos. :)

PELO MUNDO:

Nova York toma medidas interessantes quanto às ondas de calor: entre os cuidados da cidade estão o plantio de árvores e superfícies de telhados refletivas. O programa “Milhão de Árvores”, do ex-prefeito Michael R. Bloomberg, tem previsão de término em 2015.

Se ainda assim você não abre mão do ar condicionado, mais um pequeno truque: plante árvores e arbustos que deem sombra ao aparelho, sem comprometer o fluxo de ar. A máquina, quando na sombra, utiliza menos eletricidade.

Aposte nessas dicas para deixar o seu verão muito mais agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *