Como reaproveitar cascas de fruta e verduras

O quanto que você aproveita dos alimentos que você adquire nos supermercados? E dos que você planta em sua própria horta? Saiba que é possível aproveitar todos os pedaços de frutas e verduras, principalmente os que descartamos, como casca, talo, sementes e folhas. Hoje você vai conferir algumas dicas de como aproveitar todos os benefícios da comida que muitas vezes acaba indo fora.

Como aproveitar restos de frutas e verduras na alimentação

Cascas e talos, tanto de frutas quanto verduras, são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Com as frutas, você pode fazer uma deliciosa geleia para comer com pães e bolos.

Já aqueles caules que sobram nos vegetais podem ser transformados em deliciosos recheios para pizzas e pastéis. Você também pode congelar cascas e talos para fazer caldos de verduras – ótimos para as sopas de inverno.

Sementes também rendem uma ótima refeição: triturar para fazer uma farofa ou levar ao forno são boas formas de utilização.

Como aproveitar restos de frutas e verduras no jardim

Que tal utilizar os restos de alimentos na sua própria horta? Você pode utilizá-los para fazer compostagem laminar – clique aqui para saber mais sobre essa técnica – ou para alimentar um minhocário. Para quem mora em apartamento ou espaços reduzidos, os minhocários são muito eficientes. São uma forma de destinar os resíduos da cozinha, não têm cheiro forte, não atraem moscas ou pragas e ainda produzem o biofertilizante líquido, que pode ser diluído em água e aplicado na terra de todos os vasos ou canteiros com plantas. Nesse post do portal Jardim das Ideias STIHL você confere o passo a passo para fazer o seu.

Viu só como nós podemos aproveitar 100% de todos os benefícios nutricionais que os frutos e as hortaliças nos oferecem? E, de quebra, também evitamos o desperdício de comida. Você aproveita todos os alimentos que consume? Nos conte pelos comentários! Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *