Poda de árvores adultas: quando e como fazer

A poda é um dos procedimentos mais comuns quando o assunto é jardinagem e manutenção de árvores. Porém, realizar essa tarefa de maneira inadequada pode acabar danificando ou até mesmo reduzindo o tempo de vida delas e, por esse motivo, é importante ter conhecimento das técnicas e o momento certo para realizar. Se interessou? Confira abaixo algumas dicas para fazer a poda de árvores adultas!

Quando e quanto podar

As podas que removem apenas os galhos enfraquecidos podem ser realizadas praticamente em qualquer época do ano, pois não causam muito impacto na árvore. Podas de grande intensidade deve-se ter um cuidado maior, evitando realizar essa manutenção logo após a Primavera. Neste período, as árvores acabaram de utilizar grandes quantidades de energia para a produção de novas folhas e ramos, então é indicado não mexer muito nelas.

A quantidade que deve ser removida depende do tamanho da árvore, espécie, idade e o objetivo da poda. Em geral, não mais que 25% da copa deve ser removido de uma só vez, e essa porcentagem é ainda menor para árvores adultas.

Tipos de poda

Tipos específicos de poda podem ser necessários para manter uma árvore adulta em condições saudáveis e seguras.

Limpeza: é a retirada de galhos e ramos mortos ou enfraquecidos da copa da árvore.

Desbaste: é a retirada seletiva de galhos e ramos para melhorar a estrutura, aumentando a penetração de luz e ar na copa da árvore.

Elevação: é a remoção de galhos mais baixos de uma árvore para liberar espaço para construções, veículos e pedestres.

Redução: tem o objetivo de reduzir o tamanho de uma árvore, na maioria das vezes para impedir que encoste em redes elétricas e afins.

Pensando em facilitar o trabalho de poda, a STIHL conta com uma linha completa de motopodas para conservação, jardinagem profissional e para uso agropecuário. Acesse aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *