Como construir uma caixa de areia: passo a passo

O jardim é como um parque de diversões para as crianças, principalmente no verão. É o lugar onde a imaginação voa solta! E dentro desse parque temático, a caixa de areia é a atração principal para os mais pequenos. Diretamente do blog Jardineamos by STIHL, confira abaixo como construir a sua própria caixa de areia!

1 – Separe o material e as ferramentas para construir sua caixa de areia de madeira

A caixa de areia deve ser grande o suficiente para acomodar todos os tipos de jogos e escavações. A caixa da foto acima tem dimensões de 1,5 x 1,5m e pelo menos 30 cm de profundidade.

Para a construção da caixa de areia, você precisará dos seguintes materiais:

  • 13 toras de madeira com diâmetro de aproximadamente 10 cm e comprimento de 1,5 m
  • 2 placas de 20 cm de largura por 1,5 m de comprimento e 2 a 3 cm de espessura
  • 1 tapete de proteção para o chão
  • Parafusos de madeira com comprimento de 10 cm
  • Areia para preencher a caixa de areia

Se você quiser fazer uma caixa de areia maior, basta ajustar as dimensões.

Você também precisará de uma broca para madeira que corresponda ao diâmetro dos parafusos, um grampeador, duas pinças para madeira, uma régua e um lápis de marcação, uma chave de fenda sem fio e uma motosserra STIHL (as motosserras a bateria são ótimas para projetos como esse).

2 – Antes de começar a trabalhar, proteja-se bem

Ao trabalhar com uma motosserra, é fundamental ter equipamentos de proteção adequados para cada parte do corpo: calças com proteção contra cortes, botas de motosserra, luvas óculos de proteção e protetor auricular (se você trabalha com a motosserra a bateria, não vai precisar deles).

3 – Agora sim: comece a construir sua caixa de areia de madeira passo a passo

Passo 1

O primeiro passo é desenhar o comprimento desejado da caixa de areia nas toras de madeira. Você precisará de um gabarito para marcar os furos nas toras que usará posteriormente (você mesmo pode fazer facilmente).

Passo 2

Depois que tudo estiver marcado, você pode começar a cortar. Primeiro, coloque uma tora em um suporte de serra elétrica ou banco e corte no comprimento desejado.

Para manter as pontas da tora limpas, você pode arredondá-las usando a motosserra em um ângulo de 45 ° em torno de cada ponta.

Passo 3

Agora é a hora de fazer os furos. Vire a tora para que as marcas fiquem no topo e possam ser trabalhadas bem com a motosserra. Em seguida, faça o primeiro corte. Este corte deve ser feito transversalmente ao tronco e o mais profundo possível, até atingir a linha demarcada.

Quando madeira suficiente for removida, você pode quebrar as paredes de madeira finas restantes com a mão. Finalmente, termine o buraco raspando suavemente a superfície com a motosserra para criar um plano uniforme.

Isso deve ser feito com doze das treze toras, ou seja, deixando uma delas sem furos.

Passo 4

A próxima etapa é construir a base da caixa de areia. Para que a estrutura fique totalmente horizontal no chão, é necessário um corte de tora ao meio, longitudinalmente.

Desenhe uma linha reta bem centralizada em todo o tronco usando uma régua. Em seguida, segure o tronco em uma grande placa com um par de grampos de marcenaria para evitar que se mova. Corte com a motosserra ao longo da linha marcada. Você pode trabalhar de ambos os lados e, se necessário, mover as pinças.

Faça o corte bem devagar e com cuidado. É fundamental seguir as instruções de segurança do manual da motosserra.

Passo 5

Agora que você tem todas as peças de que precisa, comece a montar! O ideal é escolher um local onde a caixa de areia fique parcialmente sombreada e à vista do pátio ou da casa. Primeiro coloque as toras cortadas paralelas ao solo, o mais planas possível. Em seguida, coloque duas toras no topo em um ângulo de 90 ° e com os orifícios voltados para baixo, para que se encaixem no tronco da base.

Em seguida, aparafuse as toras com os parafusos de madeira. Repita este procedimento com todas as outras toras até chegar à altura final da caixa de areia.

Por último, a base deve ser recoberta com uma manta protetora, que evita que a grama do solo cresça na areia e permite que a água escorra. Depois de cortar no tamanho certo, você só precisa grampear no interior da moldura de madeira. Para cumprir sua função, ele deve cobrir completamente o nível de preenchimento da caixa de areia.

Passo 6

Agora tudo o que resta é preencher a caixa de areia. Recomendamos a utilização de areia especialmente indicada para este uso. Quando a caixa de areia não estiver sendo utilizada, cubra com uma lona. Desta forma, folhas, gatos e cães ficarão longe da areia onde os seus filhos brincam.

Gostou desse passo a passo? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *