Cactos coloridos

cactus

Com aspecto seco, às vezes agressivo, cactos podem não despertar paixões à primeira vista, mas conquistam os corações daqueles que se propõem a cultivá-los. Se você já viu as inesperadas flores que brotam dos cactos, você sabe do que estamos falando, não tem como não se apaixonar! E os cactos coloridos? Sim, eles existem, são naturais e você pode tê-los em sua casa, afinal, deixam o décor sofisticado sem muito esforço.

Os tipos de cactos que possuem cores diferentes do verde são os Gymnocalycium mihanovichii e os Chamacereus silvestrii. Os primeiros são uma espécie originária da América do Sul. Devido à falta de clorofila, o verde característico dos cactos dá lugar ao vermelho, laranja ou amarelo. Como a clorofila é indispensável para a fotossíntese, essas mudam morrem facilmente, a não ser que sejam enxertadas em outros cactos (que possuem clorofila).

Os Gymnocalycium produzem mudas muito facilmente, mesmo quando enxertados. As mudas podem ser enxertados para uma nova base, perpetuando a planta. Mesmo os melhores enxertos duram apenas alguns anos; como a base cresce mais rápido do que o cacto, após esse ponto, a diferença de velocidade entre os dois se torna grande demais para o enxerto crescer em conjunto, e os dois se separam.

Os Chamacereus também são originários da América do Sul, mais precisamente da Argentina. Também são conhecidos popularmente por cacto-amendoim.

Os primeiros Gymnos vermelhos, conhecidos pelo nome de Hibotan, foram cultivados no Japão. Em uma semeadura de milhares de cactos, eis que surgem duas mudas vermelhas, que logo foram isoladas e renderam outras milhares de mudinhas de cactos coloridos.

 Para cultiva-los, use substrato mineral permeável com pouca matéria orgânica. A rega deve acontecer apenas durante os meses mais quentes, sendo mantido seco durante o inverno. Cactos coloridos são mais frágeis que os verdes, então evite a exposição direta e prolongada ao sol, dando preferência a lugares de meia sombra.

Gostou da sugestão? Que tal fazer um arranjo de cactos coloridos e deliciar os olhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *