Dicas para fazer a primeira horta

Para acertar na horta

Se você chegou até esse post é porque decidiu ter sua própria horta. Mas antes de botar a mão na terra, você precisa verificar-se de que tem tudo à mão. Naturalmente, a primeira coisa que vem a cabeça geralmente são as mudas ou sementes, porém para cultivá-las você vai precisar de ferramentas e também de planejamento. Que tal fazer um checklist para conferir se tudo está ok para sua primeira aventura com a horta?

Para acertar em cheio, você já deve estar com o lugar do cultivo seja ele canteiro, vaso ou jardineiro escolhido. Mas mais do que isso você precisa de alguns materiais para garantir o desenvolvimento saudável das plantas como areia, terra vegetal, composto orgânico ou húmus de minhoca e vermiculita. É bom lembrar que o tipo do local do plantio influencia muito nos materiais que você vai precisar, por exemplo, se a horta for em vasos, acrescente na lista itens para camada de drenagem, que podem ir desde argila expandida, brita, pedrisco, caco de telha e etc.

Reserve um tempo para organizar suas ferramentas como luvas e pá de jardinagem. Se ainda quiser ilustrar a horta de forma que facilite a identificação das espécies invista em plaquinhas de identificação que dão um charme a mais.

Com os primeiros passos tomados, é hora de continuar o planejamento dê olho no calendário de cultivo. Decida o quê e quando você pretende colher para ver se a melhor forma de plantio é por mudas ou sementes.

O principal inimigo das plantas são as pragas, por isso a próxima etapa pode ser chamada de manutenção. Lesmas, cochonilhas e outras pragas podem ser evitadas através de plantas repelentes que com odor emitido pelas raízes, folhas e flores, afastam formigas, lesmas, gafanhotos entre outros. Outra dica de manutenção é sobre a proteção durante o inverno. Em locais que sofrem com geadas, você precisa proteger as plantas mais sensíveis com lonas, tecidos de tnt ou plásticos.

E claro que para acertar na sua horta, você precisa cuidar dela com carinho e muita dedicação desde o início. Só assim ela florescerá e dará frutos. Boa sorte!

Um pensamento em “Dicas para fazer a primeira horta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *