Bonsai: o que é e como cuidar

3

Você sabia que o bonsai não é uma planta, mas a técnica usada para transformar árvores convencionais em miniaturas? Essa confusão é muito comum, até porque qualquer muda pode ser submetida à técnica do bonsai. Para deixar bem claro o que é bonsai e como você pode cuidar dele, preparamos uma série de dicas e informações. Vem ver!

Para começo de conversa, a técnica do bonsai se resume em cortar cerca de dois terços da raiz para controlar o crescimento. Com o tempo, se poda e modela os galhos, para que eles vão ganhando uma forma única.

Os cuidados com o bonsai devem ser concentrados em: água, luz e nutrição. Cuidando bem destes três pontos, já é meio caminho andando para garantir um bonsai saudável e bonito.

Vamos ao primeiro cuidado: rega! Irrigação em excesso pode matar ou causar apodrecimento das raízes, por isso só regue as plantas quando o solo estiver quase seco. Faça o teste de colocar o dedo no solo para saber a situação em que se encontra a espécie. Tente o manter úmido, mas nunca encharcado. Lembrando que a rega deve ser feita preferencialmente no início da manhã ou no fim da tarde.

Uma dúvida que não se restringe somente aos bonsais é de onde deixar a planta. Como os bonsais precisam de boa luminosidade para se desenvolverem bem, o ideal é que você procure saber mais sobre a necessidade de luz da espécie. Para saber se a luminosidade está de acordo, é só observar se as folhas estão amarelando, pois isso é um sinal de excesso de luz.

Outro detalhe importante para o crescimento das plantas são os nutrientes. Como existem vários tipos de adubos, procure saber mais sobre qual adubo é indicado para sua planta. Sem se esquecer que mais uma vez assim como a rega, o excesso de nutrientes pode mantar a planta.

Além dos cuidados básicos com rega, luminosidade e nutrição, separamos mais duas dicas:

  • Transplante o bonsai para outro vaso somente quando suas raízes já estiverem ocupando completamente o vaso atual.
  • O pulgão é a praga mais comum que ataca os bonsais. Para combater este problema, faça uma mistura com detergente e água, e pulverize com um borrifador sobre a área atingida.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe as suas conosco também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *