3 cuidados antes de cortar árvores

Para muitos jardineiros, remover uma árvore pode parecer uma tarefa fácil. No entanto, para realizar este procedimento é preciso ter atenção e respeitar algumas medidas legais e de segurança. Por isso, mesmo que você tenha sido contratado para realizar o serviço de remoção, certifique-se de seguir os passos abaixo:

Dica 1 – Autorização do procedimento junto a prefeitura e órgãos ambientais do município 

Esta dica é fundamental para que não ocorra nenhum mal entendido.  Algumas cidades brasileiras, por meio de lei, consideram a derrubada, poda ou corte de árvores em zona urbana, mesmo que privada, um crime ambiental. É preciso verificar junto aos responsáveis pelo departamento do meio ambiente da região se você está apto a fazer a remoção, desta forma, tudo será realizado de forma legal.

Dica 2 – Utilize as ferramentas adequadas

Muitos acidentes podem acontecer caso uma derrubada de árvore seja mal sucedida. Após a autorização do procedimento, é imprescindível conferir se os equipamentos usados são adequados e não oferecem nenhum risco ao operário e à árvore. As motosserras STIHL facilitam muito essa tarefa. Lembre-se que equipamentos de proteção individual são obrigatórios durante o uso de ferramentas motorizadas.

Dica 3 – Avalie bem os motivos da remoção da árvore

Esta dica é para refletir: vale a pena retirar esta árvore da natureza? Neste momento é necessário avaliar se o espaço que ela ocupa será tão relevante na mudança que será realizada. Vale lembrar que muitas vezes as árvores nativas de um espaço podem ser belos elementos do paisagismo, além de todos os benefícios que proporcionam para o meio ambiente.

As remoções são recomendadas quando as árvores estão com tronco oco, quando parecem estar caindo ou quando as raízes quebram calçadas e prejudicam encanamentos.

Para mais dicas sobre jardinagem, curta a página da STIHL no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *