Como fazer um vaso rústico: passo a passo

Um vaso rústico é um elemento decorativo em qualquer jardim. Aqui mostramos a maneira profissional de transformar um tronco em uma linda floreira usando uma motosserra.

Você vai precisar de:

  • uma tora de madeira com diâmetro aproximado de 30-35 cm
  • 2 toras menores para os pés, comprimento aproximado 30 cm e diâmetro de 20 cm
  • 4 parafusos de aproximadamente 150 mm
  • uma motosserra – sugestões STIHL: MS 170 e MSA 120 C-BQ
  • um machado
  • uma furadeira

Passo a passo:

Fixe a tora com cunhas ou um dispositivo semelhante para impedir seu deslocamento. Marque a altura da cavidade em uma das laterais da tora com giz e trace a linha de corte ao redor da tora. Comece fazendo os dois cortes laterais da cavidade a uma distância aproximada de 15 cm de cada extremidade.

A seguir, corte os lados compridos da cavidade. Marque os cortes longitudinais inicialmente com um corte superficial. Depois aprofunde o corte, inserindo a ponta do sabre até atingir a profundidade desejada. Cuidado: esta técnica de corte acarreta maior risco de rebote. É essencial observar as medidas de segurança no Manual de Instruções e apenas usar a técnica se você tiver experiência com essa aplicação.

Faça o corte profundo nas laterais também. Com a motosserra na posição vertical, insira a ponta do sabre até a profundidade desejada e corte até o corte longitudinal realizado no passo anterior. Repita a operação no outro lado.

DICA: a STIHL possui motosserras para diferentes necessidades. Você pode conhecer todas acessando o site ou visitando a concessionária mais próxima.

Quando você tiver concluído os cortes externos da cavidade, faça 3 a 4 cortes paralelos ao longo da tora, no meio da cavidade, todos da mesma profundidade. A seguir, faça 3 a 4 cortes transversais na cavidade.

Os segmentos de madeira resultantes podem facilmente ser removidos com o machado. Eventuais saliências ou irregularidades no interior da cavidade podem então ser corrigidas com o machado. Para evitar o acúmulo da água no fundo da cavidade, perfure a tora em alguns pontos com a ponta da serra.

Os pés são feitos com as duas toras menores, as quais recebem um corte em forma de “V” e são fixadas na tora maior com os parafusos.

Agora é só decorar com as plantas e flores de sua preferência.

Figura: Reprodução / The Hideaway

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *