Como plantar em vasos sem furos: aprenda

Com um pouco de criatividade, é possível transformar diferentes objetos em vasos de planta: panelas, baldes, latas de conserva, xícaras… No entanto, muitos desses recipientes não contam com os furos para drenagem de água na parte de baixo. Como fazer o plantio sem prejudicar a saúde das plantas? Continue lendo esse post para conferir as dicas.

Ao cultivar em um vaso que não é vazado no fundo, é preciso ter atenção redobrada para que as raízes não apodreçam por excesso ou falta de água. Assim, existem algumas soluções que podem ser tomadas. Uma delas é utilizar o vaso duplo, também conhecido como cachepot. Nada mais é do que um revestimento decorativo, ou seja, você planta em um recipiente com furo e depois insere ele dentro desse outro vaso que deixará o visual muito mais bonito.

Como plantar?

Passo 1 – Adicione dentro do vaso decorativo uma camada de cascalhos;
Passo 2 – Coloque o vaso com furos, o qual vai ser cultivado a sua planta, dentro do outro. Verifique se eles ficam iguais ou com diferença de tamanho, pois o ideal é que não apareça o vaso de dentro para que dê o efeito desejado;
Passo 3 – Coloque terra até a metade do pote vazado e depois a planta, deixando suas raízes no centro para que ela se acomode;
Passo 4 – Insira mais terra ao redor da planta, firmando o solo e regando até a água penetrar no solo.

Caso você deseje plantar diretamente no recipiente escolhido, é importante fazer uma boa camada de drenagem no fundo.

Passo 1 – Coloque argila expandida ou pedriscos no fundo no pote;
Passo 2 – Cubra essa camada com jornal ou manta de bidim;
Passo 3 – Coloque o substrato escolhido, faça o plantio e regue a planta na sequência.

Importante: o manejo da água deve ser diferente dos vasos com furo. Evite molhar em excesso, pois o substrato muito úmido ou encharcado irá causar apodrecimento nas raízes. Folhas completamente amareladas são sinônimo de alagamento.

12 pensamentos em “Como plantar em vasos sem furos: aprenda

  1. Como plantar e cuidar de roseiras em vasos? Minha varanda pela manhã pega bastante sol, posso deixá-la ao sol?

    1. Olá Valdecir, tudo bem? As roseiras são plantas de jardim, que amam sol. Toleram clima frio e devem ser podadas sempre que as rosas ficarem secas, estimulando a nova floração. Para cultivar em vasos, manter em ambiente com maior número de horas de sol, regar a terra mas sem deixar encharcada. Adubar regularmente, com húmus de minhoca ou biofertilizante. Abraço! :)

    1. Olá Marianne, tudo bem? Este é um desafio e tanto, mas podemos te ajudar com as seguintes dicas:
      1. Cuide para não molhar em excesso (já que o vaso não tem furo para drenagem do excesso de água);
      2. Mantenha a planta no ambiente com luz favorável e evite ficar trocando de lugar (as plantas gastam energia para se “acostumar” em um ambiente, pela luz do local. Quando trocamos o vaso de lugar, causa mais um processo de adaptação à planta e pode afetar seu desenvolvimento);
      3. Se você começar a observar manchas na sua planta, como queimaduras nas bordas das folhas ou coloração pálida e marrom, é sinal de excesso de água. Neste caso você pode optar por trocar a planta para um vaso com furo ou replantar no mesmo vaso, com uma camada de pedriscos na parte de baixo do vidro, formando um local para o excesso de água escorrer, evitando manter água nas raízes.

      Esperamos ter ajudado, um abraço!

  2. Qtas vezes por semana devo molhar a rafis num vaso sem furo e qual a quantidade de água?

    1. Olá, Madalena. Você deve evitar regar em excesso para não apodrecer as raízes. A quantidade de água deve ser a suficiente. Você pode regar uma vez por semana, com pouca água e monitorar com palito de madeira, cravando na terra. Caso o palito saia sujo de terra, é porque embaixo está úmido e retendo muita água, neste caso você pode ficar alguns dias sem regar e seguir monitorando. Esperamos ter ajudado!

  3. Boa tarde
    Ganhei uma Zamioculca e o vaso está torto pois ela está apertada, e o vaso que eu tenho é cachepôs sem furo e quero colocá-las na minha sala. Posso fazer o procedimento informado acima?

    1. Olá, Alessandra! Como o vaso já está pequeno e sem furo, o ideal seria replantá-la para um vaso maior ou ainda, desmembrar a touceira, formando várias mudas e plantando em vários vasos menores ou de mesmo tamanho. Ela resiste super bem à poda e ao transplante, porém evite mudar a condição de luz dela. Ela precisa pegar um sol fraco todos os dias para crescer forte.

  4. Obrigada pelo post. Minha pilea estava com as raizes saindo pelos cantos do vaso e entortando, acabei desmembrando as menores em vasinhos e transportando a planta mãe pra um vaso maior, mas de cerâmica sem furo :(
    Muito desafiador? Tem salvação?
    Obrigada pela ajuda.

    1. Olá, Anna! Os vasos de cerâmica até podem ser bons para pileas, mas como este não tem furo, você deve ficar atenta para não regar demais. É desafiador, mas possível. Se um dia destes você resolver mexer nela novamente, faça um furo na parte de baixo do vaso, assim pode regar sem medo.

  5. Boa tarde! Plantei flor de maio em um vaso e não furei,elas estão morrendo,pode ser a falta de furos no vaso?

    1. Olá, Ellis! Você pode recuperar sua planta fazendo o replantio em um vaso com furos na parte de baixo. Aproveite este momento e faça uma poda nas raízes, se estiverem marrons e “podres”. Utilize um substrato arenoso, que drene bem o excesso de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *