Jardim sustentável: recomendações para você criar em sua casa

Jardins deixam qualquer espaço ainda mais vivo e agradável, valorizando ambientes. Além desse fator relacionado à decoração, o jardim sustentável ainda é uma boa proposta para quem procura cuidar do meio ambiente. Você gosta de ter uma área verde? Continue lendo para conhecer mais sobre esse estilo de jardinagem!

O jardim sustentável surgiu com o intuito de encontrar um equilíbrio entre a natureza e o desenvolvimento dos centros urbanos. A ideia é utilizar principalmente espécies nativas, materiais reciclados e outros meios que não agridem a natureza.

Como funciona o jardim sustentável?

É necessário ter um planejamento e pesquisar diferentes espécies para saber qual se adapta melhor ao espaço e clima do local onde será feito. A melhor opção é optar pelas plantas nativas, pois isso ajuda a diminuir os gastos desnecessários e a evitar desperdícios. Outro fato interessante é escolher plantas que têm mais de uma função, como as aromáticas, medicinais, frutíferas, entre outras.

Reciclar é outra tendência muito popular no paisagismo e que será ótimo para o seu jardim sustentável. Você pode transformar garrafas e latas em vasos para flores e pneus em lindos balanços. Dessa forma, é dado um uso a esses objetos e um descarte adequado. Já mostramos por aqui como fazer plantio em objetos sem furo, vale a pena conferir.

Esse estilo de jardim demanda pouca manutenção e possui longa duração, pois sua adubação é orgânica e para a rega é recomendado que se reaproveite a água da chuva, utilizando os recursos naturais.

Quais espécies são mais utilizadas?

1 – Pacová (Philodendron martianum): possui folhas brilhantes, nasce sobre outras espécies vegetais e pode ser cultivada em áreas externas ou internas.

2 – Pitangueira (Eugenia uniflora): uma árvore rústica, tem um fruto rico em cálcio e é facilmente plantada utilizando o próprio fruto ou o seu caroço;

3 – Maranta (Ctenanthe oppenheimiana): possui folhas estampadas e precisa de bastante água para se desenvolver corretamente.

Gostou de saber mais sobre jardim sustentável? É hora de colocar em prática e deixar o ambiente da sua casa ainda mais incrível. Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *