Poda de árvores frutíferas: quando fazer?

O maior desejo de quem tem árvores frutíferas em casa é poder colher bons frutos, certo? É por isso que fazer podas regulares é importante. Essa manutenção faz com que as árvores permaneçam saudáveis e permite que mais luz e ar entrem no topo.

Qual a época certa para fazer a poda de árvores frutíferas?

A recomendação é que essa poda seja feita no inverno. No entanto, para algumas espécies esse período muda: árvores frutíferas vigorosas que formam frutos com caroço, como cereja ou pêssego, por exemplo, devem ser podadas durante as temporadas mais quentes.

A poda de limpeza serve para todas as espécies de árvores. Ela deve ser feita sempre no começo das safras, com o objetivo de revigorar a planta. Nessa poda, galhos doentes e secos devem ser removidos.

A ferramenta certa para cortar árvores frutíferas

Ao escolher a ferramenta certa, duas coisas são importantes: a ferramenta deve facilitar o seu trabalho e a árvore frutífera não deve ser ferida. Para que os galhos não sejam esmagados ou rasgados ao podar a árvore frutífera, verifique se as lâminas utilizadas estão bem afiadas, seja da sua tesoura de poda ou do podador. Usar ferramentas afiadas garante cortes limpos.

Cuidados depois de realizar a poda

Atenção! Após a poda das árvores, os locais cortados ficam expostos e isso pode facilitar a entrada de pragas ou fungos. O ideal é fazer uma camada protetora nessas áreas – e no portal Jardim das Ideias STIHL você aprende, passo a passo, como preparar uma pasta curativa com húmus de minhoca, farinha de ossos, areia fina, entre outros materiais. Acesse aqui para conferir.

Para conferir mais dicas de jardinagem, continue acompanhando a STIHL nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

6 pensamentos em “Poda de árvores frutíferas: quando fazer?

    1. Olá, Luceli. No segundo módulo do Pró-Jardim STIHL o Engenheiro Florestal Murilo Soares fala sobre a poda das frutíferas, sendo que a apostila complementa as informações das aulas. Você pode acessar pelo link https://projardimstihl.eadbox.com/ . Cada uma destas espécies deve ser podada de acordo com as peculiaridades da planta, evitando podar enquanto há flores e frutos no pé. As nativas (jabuticabeira, butiazeiro, pitangueira) têm crescimento mais lento, jas as exóticas como as cítricas podem ser podadas de forma mais “drástica” pois rebrotam com facilidade.

  1. Tenho muitas Árvores frutíferas em minha chácara e quase todas as frutas caem do pé, isto é normal ? elas amadurecem e caem e fica preta no chão.

    1. Olá! A principal queda dos frutos é devido à ação da Mosca das Frutas, que deixa as larvas também conhecidas por bichinho da goiaba. As larvas dentro dos frutos fazem com que os frutos amadureçam e caiam e logo após o contato com o solo, as larvas se enterram no chão onde completam o ciclo, passando pela fase de pupa e em seguida eclodem como moscas adultas e começam novo ciclo. Os adultos podem ser controlados com armadilhas de líquidos açucarados em garrafas pet e os frutos devem ser recolhidos e descartados constantemente para o controle do inseto. É possível também que a causa dos frutos seja a deficiência de cálcio e magnésio, neste caso é recomendado realizar uma análise de solo, correção do pH com calcário a cada 5 anos e adubação 1 vez por ano, conforme orientação de Agrônomo ou técnico responsável.
      Esperamos ter ajudado!
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *