Poda de árvores frutíferas: quando fazer?

O maior desejo de quem tem árvores frutíferas em casa é poder colher bons frutos, certo? É por isso que fazer podas regulares é importante. Essa manutenção faz com que as árvores permaneçam saudáveis e permite que mais luz e ar entrem no topo.

Qual a época certa para fazer a poda de árvores frutíferas?

A recomendação é que essa poda seja feita no inverno. No entanto, para algumas espécies esse período muda: árvores frutíferas vigorosas que formam frutos com caroço, como cereja ou pêssego, por exemplo, devem ser podadas durante as temporadas mais quentes.

A poda de limpeza serve para todas as espécies de árvores. Ela deve ser feita sempre no começo das safras, com o objetivo de revigorar a planta. Nessa poda, galhos doentes e secos devem ser removidos.

A ferramenta certa para cortar árvores frutíferas

Ao escolher a ferramenta certa, duas coisas são importantes: a ferramenta deve facilitar o seu trabalho e a árvore frutífera não deve ser ferida. Para que os galhos não sejam esmagados ou rasgados ao podar a árvore frutífera, verifique se as lâminas utilizadas estão bem afiadas, seja da sua tesoura de poda ou do podador. Usar ferramentas afiadas garante cortes limpos.

Cuidados depois de realizar a poda

Atenção! Após a poda das árvores, os locais cortados ficam expostos e isso pode facilitar a entrada de pragas ou fungos. O ideal é fazer uma camada protetora nessas áreas – e no portal Jardim das Ideias STIHL você aprende, passo a passo, como preparar uma pasta curativa com húmus de minhoca, farinha de ossos, areia fina, entre outros materiais. Acesse aqui para conferir.

Para conferir mais dicas de jardinagem, continue acompanhando a STIHL nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *