Paisagismo produtivo: por onde começar

O paisagismo é a arte de fazer um jardim usando diferentes espécies de plantas. Quando pensamos em espécies que podem ser consumidas, colhidas e comidas, esse é o paisagismo produtivo. Flores, folhas, raízes e várias partes das plantas podem ser usadas como alimento, chás, corantes, temperos e especiarias.

A ideia do paisagismo produtivo é criar um relacionamento entre as necessidades humanas e a natureza, respeitando os ciclos naturais. Dessa forma, todos os elementos serão capazes de criar uma paisagem final mais estável.

Para colocar em prática o paisagismo produtivo, primeiramente é importante saber o tamanho da área que estará disponível, além de escolher plantas nativas que facilitam os cuidados, principalmente por conta do clima. Mesmo quem não tem muito espaço pode se beneficiar desse tipo de paisagismo.

Para o cultivo em pequenos espaços podem ser utilizados vasos, floreiras, jardineiras, caixas de cultivo e outros recipientes. Bancadas, tripés, parapeitos de janelas e outras superfícies são opções que podem servir como apoio. As possibilidades são inúmeras e o importante é oferecer o que cada planta precisa. Lembre-se que as plantas comestíveis, como hortaliças e temperos, precisam receber pelo menos 4 horas de sol todos os dias.

Plantas alimentícias não convencionais (PANC)

As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são ótimas escolhas para áreas de paisagismo produtivo. Elas são cultivadas de forma espontânea, não são comercializadas em grande escala e têm grande importância regional. Entre as principais espécies PANC destacam-se: ora-pró-nóbis, hibisco, capuchinha, beldroega, peixinho-da-horta, grumixama, almeirão-roxo, xanana, rosa, bananeira e caruru.

Como aprender mais sobre paisagismo produtivo?

Alimentação saudável, produção sustentável e valorização de espécies locais são as bases do paisagismo produtivo. No terceiro módulo do curso Pró-Jardim STIHL você aprende mais sobre o cultivo, substratos, hortas e plantas alimentícias não convencionais (PANC). O curso é 100% online, gratuito e você pode se inscrever hoje mesmo acessando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *