Cuidados após a poda

Sabemos que todas as plantas podem ser podadas, com a ferramenta recomendada de acordo com o tamanho do galho, de maneiras diferentes, dando formatos específicos e sempre cuidando as indicações de épocas mais favoráveis para a recuperação da planta. Mas o que fazer DEPOIS de realizar a poda? Confira a seguir!

Após a manutenção, a parte da planta que teve o corte deve ser estimulada a cicatrizar o mais rápido possível. Como fazer isso? Naturalmente as plantas conseguem se regenerar e cicatrizar a área de corte, porém podem ser usados produtos cicatrizantes e pastas com esta finalidade, principalmente em galhos mais grossos. Use cera de abelha, cera de carnaúba ou outras soluções comerciais.

Após, classifique os galhos, troncos e folhas em pequenos montes para melhor reaproveitamento. Sim, os galhos e demais partes das plantas podem ser utilizados após a poda. Algumas ideias:

• Utilize no próprio jardim para tutorar mudas recém-plantadas;
• Aproveite para escorar ou manter a terra na formação de canteiros, até na cobertura de solo;
• Coloque na composteiras e em minhocários, para formar adubo orgânico;
• Os galhos de espécies aromáticas e com formatos ornamentais podem ser usados na decoração como galhos secos e formação de arranjos com flores e folhas de plantas cortadas;
• Os gravetos e madeiras podem ser usados em defumações e como fonte de energia e carvão vegetal;
• Para o descarte, consulte no seu município se há serviço de coleta destes materiais.

Quer aprender mais sobre podas?

Inscreva-se no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Acesse também o canal da STIHL no YouTube e acompanhe a série de vídeos sobre podas urbanas com o especialista Sydney Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *