STIHL Brasil 45 anos: curiosidades sobre a STIHL ao redor do mundo

No ano em que a STIHL completa 45 anos de história no Brasil, levantamos algumas informações sobre a empresa no mundo que talvez você ainda não soubesse. São marcos e acontecimentos importantes na nossa trajetória e que mostram a força e tradição STIHL pelo mundo. Confira!

  • Antes do surgimento dos equipamentos STIHL, o corte de madeira na Alemanha – país de origem da empresa – acontecia em condições precárias, com o auxílio apenas de machados e serras manuais.
  • Andreas Stihl, engenheiro e fundador da empresa, ficou conhecido como o “pai da motosserra”
  • STIHL é a marca referência no mercado desde a sua criação, em 1926.
  • Na década de 30 as primeiras motosserras STIHL foram exportadas para a Rússia e Estados Unidos.
  • A serra pneumática PK de 1937, com uma transmissão completamente fechada, pesava apenas 14 kg e podia ser usada abaixo do solo e até debaixo de água.
  • Em 1941, Andreas Stihl contava com 340 empregados.
  • Hoje a STIHL conta com mais de 14.000 colaboradores em todo o mundo e sete unidades produtivas – Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Áustria, Suíça, China e Filipinas.
  • O Brasil conheceu a motosserra STIHL na década de 60, através das primeiras importações. O entusiasmo dos madeireiros foi similar ao do resto do mundo, o que incentivou a matriz, estabelecida em Waiblingen, a construir uma fábrica no Brasil.
  • As primeiras serras elétricas só podiam ser usadas para cortar troncos de árvores, não sendo adequadas para o corte de árvores.
  • A STIHL é uma empresa familiar, que já está na terceira geração. Mesmo não estando na linha de frente da direção dos negócios do Grupo, a família envolve-se em todas as decisões estratégicas através do seu Conselho de Administração.
  • O lançamento do modelo STIHL CONTRA, em 1959, é um divisor de águas na história do mercado florestal mundial. Pesando apenas 12kg, essa motosserra permitiu uma produção de madeira até 200% superior em relação ao trabalho com serras manuais.
  • A STIHL lançou uma serra de gelo nos anos 50.
  • Na década de 60, a produção de serras STIHL se tornou automatizada.
  • Por um tempo, durante os anos 60, a STIHL fabricou motores de kart!
  • Um acréscimo para a motosserra: extensões de aparador de cerca viva são introduzidas para as motosserras STIHL, equipadas para atender às demandas mais desafiadoras em 1967.
  • Com uma produção anual de 340.000 unidades, no ano de 1971 a STIHL se tornou a fabricante de motosserras mais importante do mundo.
  • A máquina de corte TS 500i foi a primeira ferramenta elétrica manual com injeção de combustível controlada eletronicamente a ser lançada no mercado em 2011.
  • O primeiro logotipo da STIHL era branco e preto.
  • Laranja e cinza-claro se tornam as cores oficiais de todos os produtos STIHL, no mundo todo, a partir de 1972.
  • Desde o ano de 1976, a STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo.
  • Atualmente a matriz da STIHL fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha.
  • O primeiro site da STIHL foi ao ar em 1997.
  • No centro de desenvolvimento de produtos da empresa, mais de 500 engenheiros se dedicam à criação de novas soluções e tecnologias. https://www.stihl.com.br/90-anos-de-grupo-stihl.aspx
  • A fábrica da STIHL Brasil fica em São Leopoldo (RS), onde trabalham cerca de 2.500 colaboradores.
  • Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2017.
  • O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.
  • Desde o início do seu trabalho, a STIHL colocou importância na instrução e no serviço de concessionários autorizados. Hoje, mais de 40.000 deles vendem a marca em mais de 160 países.
  • Desde 2009, a STIHL Brasil é responsável por um portal voltado aos apaixonados por jardinagem, o Jardim das Ideias. Com atualizações diárias, o website reúne dicas sobre plantas, projetos práticos e muito mais.
  • A STIHL é responsável pela TIMBERSPORTS®, série de competições internacionais de esportes extremos.
  • O STIHL Timbersports começou em 1985, e as primeiras transmissões foram feitas em um campo em Wisconsin, EUA, usando uma única câmera em uma empilhadeira.
  • A mais tradicional modalidade do evento exige que concorrentes usem uma serra longa para cortar um tronco de madeira. A maioria dos participantes realiza a prova em cerca de 12 segundos.
  • A modalidade que faz mais sucesso é a Standing Block Chop. Nela, um tronco de madeira de 30 centímetros de diâmetro é preso verticalmente e os competidores devem parti-lo ao meio o mais rápido possível.
  • Diversos recordes americanos, canadenses e mundiais já foram quebrados ao longo dos anos nas competições.
  • As disputas são vistas atualmente por mais de 20 milhões de espectadores em uma variedade de redes em 62 países.
  • Em 2018, o Campeonato Mundial de STIHL TIMBERSPORTS® será realizado, pela primeira vez, em Liverpool, Inglaterra.
  • O amor por STIHL é tão grande que existem pessoas com tatuagens de motosserras da marca.
  • O logotipo e as cores da empresa também estampam os mais variados produtos pelo mundo, de camisetas e bonés até brinquedos infantis e almofadas.

Gostou de saber dessas curiosidades? Coloque nos comentários e compartilhe com outras pessoas que amam STIHL.

Descubra onde encontrar STIHL perto de você acessando aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *