Passo a passo: como montar e operar sua roçadeira STIHL

Um dos diferenciais da STIHL nos seus pontos de venda é o cuidado com a Entrega Técnica. Orientações sobre montagem, operação, manutenção e usos dos equipamentos são transmitidas ao cliente por profissionais que entendem tudo do assunto. E isso é tão importante que transformamos em vídeo com o passo a passo para você começar a operar a sua roçadeira STIHL – e consultar sempre que precisar.

Caso ainda fique com dúvidas sobre o produto ou procedimentos de uso, consulte o manual de instruções ou procure uma concessionária STIHL.

Ao adquirir o produto você receberá a roçadeira, o tubo de transmissão do conjunto de corte, o conjunto de corte conforme o modelo da máquina e os manuais de instrução e garantia do produto.

Vamos começar com a montagem do tubo de transmissão ao motor.

Primeiro, encaixe os suportes de fixação no tubo. Em seguida, encaixe o tubo de transmissão no motor e aperte os parafusos de fixação com a chave combinada.

Dependendo do modelo da sua máquina, o cabo de manejo pode ser circular ou de empunhadura dupla (tipo bike).

Para cabos circulares, prepare a montagem colocando a braçadeira no cabo circular e as porcas na haste de segurança, tomando cuidado para alinhar os furos. Em seguida, monte sobre o tubo do eixo o cabo circular e a haste de segurança. Gire os itens e coloque a outra braçadeira sobre o tubo do eixo. Coloque os parafusos, alinhando os furos, e gire-os até o encosto na haste de segurança, sem apertar. Em seguida, gire o cabo circular para o lado de cima da máquina. Posicione o cabo a uma distância de 20 cm do acelerador ou na posição mais favorável para o operador e para a aplicação do produto. Para finalizar, gire a máquina e aperte os parafusos, de forma que o cabo não se movimente mais sobre o tubo do eixo.

Para cabos de empunhadura dupla (tipo bike), comece com a montagem do cabo do punho. Posicione a braçadeira e o apoio do cabo no tubo. Coloque o cabo do punho sobre o apoio e, em seguida, a outra braçadeira. Passe os parafusos pelos furos de todas as peças, girando-os até que cheguem no encosto da peça de aperto. Alinhe o cabo do punho a uma distância de 40cm do motor e aperte os parafusos em sequência de “X”. Para montar o cabo de manejo, empurre o cabo com a alavanca do acelerador na direção da transmissão, até que os furos no cabo e no tubo se alinhem. Coloque a porca e o parafuso e aperte-os. Por fim, fixe as presilhas nos orifícios do suporte do cabo do acelerador.

Chegou a hora de montar o conjunto de corte.

Dependendo do modelo de sua roçadeira, os conjuntos de corte podem variar entre fios de corte, lâminas plásticas, lâminas metálicas ou serras circulares.

Para iniciar, monte a transmissão no tubo e aperte o parafuso. Em seguida, você deve colocar a proteção laranja e apertar os quatro parafusos de fixação, também seguindo a sequência de “X”.

Para conjuntos de corte de lâmina ou serra circular, trave o conjunto de corte com o pino e desaparafuse a porca, girando-a em sentido horário. Retire o prato giratório e a arruela de pressão e coloque a lâmina de corte conforme o encaixe do eixo, deixando-o bem no centro da lâmina. Em seguida, recoloque a arruela de pressão, o prato giratório e a porca, nesta sequência.

Para montar o conjunto de corte com fio ou lâmina plástica, trave a transmissão com o pino, introduza o cabeçote de corte e gire-o no sentido anti-horário até que encoste no eixo.

Para usar conjuntos de fio é necessário ter a proteção limitadora do tamanho do fio de corte. Ela é importante para que o fio fique no tamanho adequado para o trabalho possibilitando que seu equipamento opere na potência ideal.

Para abastecer, abra a tampa do tanque de combustível e introduza a mistura de óleo-combustível na proporção correta de acordo com o óleo utilizado. Feito todos os procedimentos, chegou a hora de ligar a roçadeira.

Para a sua segurança, você deve estar utilizando óculos ou protetor facial, protetor auricular, luvas de proteção e sapatos anti-derrapantes. Dependendo do ambiente de trabalho, utilize também calças de operador e perneiras.

Para equipamentos de empunhadura dupla, não deixe de ajustar o cinto da maneira mais confortável de acordo com a sua altura para que a ferramenta de corte fique próxima ao solo.

Após estes passos, você já pode ligar a roçadeira.

Para ligar corretamente sua roçadeira, fique atento aos seguintes passos.

Para modelos com cabo circular, primeiro coloque o interruptor stop na posição “1” (“um”).

Mantenha pressionado o acelerador e a trava do acelerador, e engate a lingueta na carcaça até que ela trave.

Para modelos com cabo de empunhadura dupla, primeiro pressione a trava de segurança e o gatilho do acelerador totalmente e coloque o comando na posição “START”. Mantenha nessa posição e solte o acelerador.

Caso sua roçadeira possua a bomba manual, pressione no mínimo 5 vezes mesmo que ela já esteja cheia de combustível.

Para dar a partida, coloque a alavanca do afogador na posição “afogado” e puxe o manípulo de acionamento da máquina até ouvir o primeiro sinal de funcionamento do motor. Depois, coloque a alavanca do afogador na posição “desafogado” e continue puxando o manípulo de acionamento até o equipamento ligar. Imediatamente, acione o acelerador para que o equipamento fique em marcha lenta e sua roçadeira estará pronta para o uso.

Para desligar, coloque o interruptor na posição “STOP 0” (“STOP ZERO”).

Antes de utilizar sua roçadeira, sempre verifique as condições uso do equipamento.

Orientações podem variar de acordo com o modelo do equipamento.

Para mais informações e dicas de utilização, acesse o site da STIHL. Inscreva-se também no canal da STIHL no YouTube para não perder nenhuma novidade.

ATENÇÃO: esse vídeo não substitui a Entrega Técnica presencial e certificada e não garante a extensão do prazo de garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *