Por que podar uma árvore, com Sydney Brasil

Como saber se está na hora de podar uma árvore? Como fazer isso com segurança? Para responder essas e outras perguntas sobre poda de árvores urbanas, convidamos Sydney Brasil. Engenheiro florestal, especialista em engenharia de segurança do trabalho, arborista, co-fundador da Casa do Arborista e instrutor em arboricultura há 15 anos, Sydney também é um dos educadores do curso Pró-Jardim STIHL.

Vantagens da poda:

  • A poda de uma árvore pode ser feita ainda no viveiro. Nesse momento, ela é podada e preparada para ser plantada em calçadas da forma adequada.
  • A poda também deixa a árvore mais resistente contra pragas e doenças por equilibrar a distribuição de nutrientes no vegetal.
  • Em caso de infestação por pragas, a poda de limpeza pode ser realizada e ajudará no seu desenvolvimento.
  • É possível até melhorar a produção de frutos, redirecionando a seiva.

Importância da poda para o ambiente urbano:

Cuidar da saúde das árvores é importante para a segurança das pessoas. A poda de limpeza evita que galhos mortos, quebrados e pendurados caiam e machuquem os pedestres ou danifiquem semáforos, fios de energia, postes de iluminação e outros mobiliários urbanos, além de patrimônio privado como casas e veículos.

Atenção: antes de executar ou contratar um profissional, as podas devem seguir a norma da ABNT 16.246-1 e a legislação da cidade. Cada município possui as suas regras específicas e em alguns é preciso pedir autorização.

Inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Você também pode saber mais sobre podas no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA *